O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Na modernidade, se viu o esfriamento das emoções e de seu valor frente a movimentos excessivamente racionalistas e cientificistas. Movimentos como o neokantiano e positivista estabeleceram as bases para se pensar o modo de vida de forma objetiva.
Nesse contexto, a psicologia acabou por desenvolver métodos próprios para esse modo de pensar, tais como o behaviorismo.
Ao fim do século XIX e começo do século XX, tais formas de compreender o mundo passaram por uma crise de fundamento, pois essa visão já não comportava os problemas que se colocavam.
Fala-se aqui de um período pré-guerra. Ao longo da primeira parte do século XX, com tensões políticas, crises institucionais e crescente problemas éticos-morais, toda aquela certeza sobre o homem iluminista moderno declinou.
Assim, surge a fenomenologia. Primeiramente com Husserl, e posteriormente com o seu aluno Heidegger, a fenomenologia abre espaço para se pensar o ser, a subjetividade e o conhecimento de um outro modo.
Tal dignificação dos anseios subjetivos humanos leva ao surgimento do existencialismo, tendo como o seu principal precursor o filósofo francês Jean-Paul Sartre.
Ambas as teorias trouxeram uma importante contribuição para a renovação no modo de pensar a psicoterapia.
Você compreenderá como o modelo do pensamento moderno se mostrou insuficiente para pensar as questões contemporâneas. Entenderá a relação, tanto aproximativa quanto diferencial, entre a fenomenologia e o existencialismo.
Por fim, verá como a fenomenologia e o existencialismo possibilitaram outro modo de pensar a psicologia.
Para compreender a diversidade da Psicologia nos dias atuais é imprescindível conhecer a sua história, em especial, compreender as construções epistemológicas nos diferentes momentos históricos.
Para isso, devemos conhecer o caminho até a sua constituição enquanto ciência e suas vertentes epistemológicas, compreendendo como ocorre o nascimento e a trajetória até a modernidade.
Você irá conhecer a história da Psicologia e a sua constituição enquanto ciência, assim como a definição do sujeito como seu objeto de estudo.
Explicá-la, como ciência humana e identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a sua construção enquanto ciência.
São muitas as possibilidades de se “fazer psicologia”. Todas elas, de alguma forma, importam-se com o ser humano e com seus sofrimentos emocionais.
Uma dessas possibilidades é a psicoterapia fenomenológica existencial.
Tendo suas origens na Europa dos séculos XIX e XX, foram muitos filósofos e filósofas que contribuíram para a riqueza da psicoterapia fenomenológica existencial como é conhecida atualmente.
Você conhecerá os principais nomes dessa corrente filosófica e como esses conceitos se adequam na prática profissional.
Primeiramente, relacionará a fenomenologia de Edmund Husserl e Martin Heidegger, passando, a seguir, para a discussão das principais ideias de Jean-Paul Sartre e, depois, verá como esses conceitos se aplicam na prática psicoterápica.
A história da psicologia humanista perpassa por longos processos e influências filosóficas.
Para entender a matriz do pensamento humanista, é preciso fazer um resgate histórico de outras matrizes de pensamento relacionadas e compreender a evolução das visões de homem desde o positivismo.
Até a primeira metade do século XIX, prevalecia o pensamento positivista e mecanicista.
Nesse período, acreditava-se ser possível estudar o homem de forma simples e objetiva, a partir daquilo que era meramente observável, pois ainda não se levava em consideração a subjetividade humana.
Somente a partir das matrizes de pensamento fenomenológico-existenciais é que se abriu espaço para o desenvolvimento de correntes teóricas que levassem em consideração os valores, as potencialidades e a subjetividade humana.
Você vai compreender como se deu o desenvolvimento da psicologia humanista, debruçando-se sobre o zeigheist, ou seja, sobre o espírito de época dessa ciência.
Também vai aprender quais foram os principais fundamentos filosóficos e quais são as principais abordagens de base humanista.
Compreender o indivíduo em sua totalidade, guardando as similaridades com os demais sujeitos, mas considerando ainda as possibilidades do “vir a ser” e das potencialidades humanas que poderiam ser desenvolvidas e exploradas: essas são algumas das contribuições do psicólogo Abraham Maslow às abordagens humanistas da psicologia.
Essas contribuições extrapolaram o campo da psicologia, chegando a outras disciplinas, mas, nesse campo, fundamenta uma corrente analítica própria e uma metodologia de análise específica, que não passou incólume às críticas, mas manteve seu espaço entre as possibilidades no auxílio a indivíduos que buscam protagonizar o próprio desenvolvimento na busca da satisfação pessoal.
Ao longo desta Unidade de Aprendizagem, você irá identificar e apontar as contribuições de Maslow para a psicologia de base humanista, compreender sua biografia e sua proposta de intepretação da natureza humana, além de verificar pontualmente, salientando semelhanças e diferenças, os componentes da hierarquia das necessidades proposta pelo autor.
As psicologias de base fenomenológica existencial se baseiam nos trabalhos de intelectuais como Husserl, Heidegger, Boss e Sartre.
A sua importância é fundada pela revolução do pensamento investigativo da fenomenologia, que não aceita enunciados vazios sobre o que estuda.
Esse método de pesquisa pode ser resumido pela frase “alcançar as coisas mesmas”, de Husserl (2000, p. 17), que indica, de forma geral, permitir que as coisas sejam descritas a partir de si mesmas, sem a mediação de um juízo prévio, o que permitiria evitar erros metodológicos em seus estudos.
Além disso, nessas abordagens, o ser humano é entendido como o centro irradiador de significados de sua existência, tornando-se, dessa forma, livre dentro de suas possibilidades existenciais.
Você vai conhecer os conceitos mais importantes da filosofia heideggeriana, como enfoque no ser-no-mundo e no adoecimento existencial. Além disso, vai verificar a importância dessa filosofia para a psicologia como ponto de acesso ao sujeito no trabalho terapêutico.
Como importante perspectiva teórica na história da psicologia destaca-se a Escola da Psicologia Gestaltista, um estudo científico que surgiu na Alemanha, entre os anos 1910-1920. MAX WERTHEIMER (1880 -1943), KURT KOFFKA (1886 – 1941) e WOLFGANG KÖHLER (1887 – 1967) elaboram uma teoria psicológica como uma possibilidade de compreender os processos psicológicos envolvidos principalmente na percepção.
O nome da teoria vem da difícil tradução do alemão para FORMA ou FIGURA, e, é nesta perspectiva que a teoria e suas leis são desenvolvidas.
Você irá reconhecer a Escola Gestaltista, identificar a construção da escola e suas influencias nas ciências humanas, além de relacionar alguns de seus principais conceitos à aprendizagem.
Ao longo dos anos, as escolas clássicas da Psicologia, como a psicanálise e o behaviorismo, sofreram algumas críticas às suas formas de compreender o homem e o mundo.
Essas críticas deram origem a novas maneiras de se pensarem os fenômenos psicológicos, principalmente enfatizando os processos saudáveis – já que, nas escolas clássicas, os processos disfuncionais recebiam maior atenção.
Entre as escolas modernas, destacam-se a gestalt e o humanismo pela sua representatividade. Essas escolas têm vários pontos em comum, principalmente na forma de compreender o ser humano e seu funcionamento, dando ênfase à compreensão holística e ao potencial de cada uma das pessoas.
Você aprenderá sobre gestalt e humanismo, as escolas modernas da Psicologia.
Para isso, compreenderá a definição da gestalt, a partir do trabalho de Max Wertheimer, e do humanismo, a partir das contribuições de Rogers e Maslow.
Por fim, você vai ser capaz de relacionar essas teorias à formação do enfermeiro.
Carl Ransom Rogers, um dos psicólogos mais influentes do mundo, renovou as bases da psicoterapia com sua teoria da abordagem centrada na pessoa.
Rogers tinha um pensamento original, que divergia das abordagens psicoterápicas dominantes em sua época.
Opunha-se à psicanálise freudiana e ao behaviorismo e sua teoria foi conhecida como a prática humanista que se baseia em uma visão positiva do ser humano.
Serão apresentados temas da psicologia rogeriana. Você vai aprender as teorias e abordagens conceituadas por Carl Rogers e suas contribuições para a psicologia, bem como os princípios fundamentais da psicoterapia centrada na pessoa, além de compreender como ela funciona na prática.
Viktor Frankl (1905-1997) foi um médico psiquiatra e neurologista vienense que, durante o desenvolvimento de sua trajetória profissional, conheceu os horrores dos campos de concentração nazista.
Esses eventos marcaram profundamente sua vida e sua perspectiva teórica, chamada de análise existencial, sendo a base filosófica para o seu método terapêutico, a logoterapia.
A logoterapia é baseada na busca pelo sentido da vida e no combate ao vazio existencial. Muitos conceitos que guiam as práticas terapêuticas se integram para formar esse método, como: vontade de sentido, sentido do amor, sentido do sofrimento, responsabilidade, neurose noogênica, etc.
O método de intervenção é ativo, pois conta com a participação do terapeuta, que coopera com o paciente no encontro de seu sentido da vida. Esse sentido é pessoal, exclusivo e dinâmico, pois é único em cada pessoa e pode mudar muitas vezes ao longo da vida.
A logoterapia acredita em três principais fontes do sentido da vida:
• criação de um trabalho ou descoberta e prática de algum ato;
• dedicação a algo ou a alguém — que seria o sentido do amor;
• enfrentamento do sofrimento inevitável — que seria o sentido do sofrimento.
A partir desse entendimento, e confiando na responsabilidade do paciente, a logoterapia propicia benefícios. A tensão entre o já atingido pelas pessoas e o ainda desejado por elas é vista como um caminho a ser trilhado para o atingimento da saúde mental.
Além disso, os indivíduos encontram o sentido da vida por meio de coisas e pessoas fora deles, pois Frankl não acreditava ser um processo unicamente introspectivo.
Você vai conhecer a dura, mas emocionante história de vida de Frankl.
Você vai entender o quanto as experiências em campos de concentração moldaram a sua teoria, os seus conceitos e a aplicação destes para o tratamento do sofrimento humano.
Costuma-se dizer que o sofrimento pessoal ensina o psicólogo a lidar com o sofrimento de outros. No caso de Frankl, essa é uma afirmação muito verdadeira.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Na modernidade, se viu o esfriamento das emoções e de seu valor frente a movimentos excessivamente racionalistas e cientificistas. Movimentos como o neokantiano e positivista estabeleceram as bases para se pensar o modo de vida de forma objetiva.
Nesse contexto, a psicologia acabou por desenvolver métodos próprios para esse modo de pensar, tais como o behaviorismo.
Ao fim do século XIX e começo do século XX, tais formas de compreender o mundo passaram por uma crise de fundamento, pois essa visão já não comportava os problemas que se colocavam.
Fala-se aqui de um período pré-guerra. Ao longo da primeira parte do século XX, com tensões políticas, crises institucionais e crescente problemas éticos-morais, toda aquela certeza sobre o homem iluminista moderno declinou.
Assim, surge a fenomenologia. Primeiramente com Husserl, e posteriormente com o seu aluno Heidegger, a fenomenologia abre espaço para se pensar o ser, a subjetividade e o conhecimento de um outro modo.
Tal dignificação dos anseios subjetivos humanos leva ao surgimento do existencialismo, tendo como o seu principal precursor o filósofo francês Jean-Paul Sartre.
Ambas as teorias trouxeram uma importante contribuição para a renovação no modo de pensar a psicoterapia.
Você compreenderá como o modelo do pensamento moderno se mostrou insuficiente para pensar as questões contemporâneas. Entenderá a relação, tanto aproximativa quanto diferencial, entre a fenomenologia e o existencialismo.
Por fim, verá como a fenomenologia e o existencialismo possibilitaram outro modo de pensar a psicologia.
Para compreender a diversidade da Psicologia nos dias atuais é imprescindível conhecer a sua história, em especial, compreender as construções epistemológicas nos diferentes momentos históricos.
Para isso, devemos conhecer o caminho até a sua constituição enquanto ciência e suas vertentes epistemológicas, compreendendo como ocorre o nascimento e a trajetória até a modernidade.
Você irá conhecer a história da Psicologia e a sua constituição enquanto ciência, assim como a definição do sujeito como seu objeto de estudo.
Explicá-la, como ciência humana e identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a sua construção enquanto ciência.
São muitas as possibilidades de se “fazer psicologia”. Todas elas, de alguma forma, importam-se com o ser humano e com seus sofrimentos emocionais.
Uma dessas possibilidades é a psicoterapia fenomenológica existencial.
Tendo suas origens na Europa dos séculos XIX e XX, foram muitos filósofos e filósofas que contribuíram para a riqueza da psicoterapia fenomenológica existencial como é conhecida atualmente.
Você conhecerá os principais nomes dessa corrente filosófica e como esses conceitos se adequam na prática profissional.
Primeiramente, relacionará a fenomenologia de Edmund Husserl e Martin Heidegger, passando, a seguir, para a discussão das principais ideias de Jean-Paul Sartre e, depois, verá como esses conceitos se aplicam na prática psicoterápica.
A história da psicologia humanista perpassa por longos processos e influências filosóficas.
Para entender a matriz do pensamento humanista, é preciso fazer um resgate histórico de outras matrizes de pensamento relacionadas e compreender a evolução das visões de homem desde o positivismo.
Até a primeira metade do século XIX, prevalecia o pensamento positivista e mecanicista.
Nesse período, acreditava-se ser possível estudar o homem de forma simples e objetiva, a partir daquilo que era meramente observável, pois ainda não se levava em consideração a subjetividade humana.
Somente a partir das matrizes de pensamento fenomenológico-existenciais é que se abriu espaço para o desenvolvimento de correntes teóricas que levassem em consideração os valores, as potencialidades e a subjetividade humana.
Você vai compreender como se deu o desenvolvimento da psicologia humanista, debruçando-se sobre o zeigheist, ou seja, sobre o espírito de época dessa ciência.
Também vai aprender quais foram os principais fundamentos filosóficos e quais são as principais abordagens de base humanista.
Compreender o indivíduo em sua totalidade, guardando as similaridades com os demais sujeitos, mas considerando ainda as possibilidades do “vir a ser” e das potencialidades humanas que poderiam ser desenvolvidas e exploradas: essas são algumas das contribuições do psicólogo Abraham Maslow às abordagens humanistas da psicologia.
Essas contribuições extrapolaram o campo da psicologia, chegando a outras disciplinas, mas, nesse campo, fundamenta uma corrente analítica própria e uma metodologia de análise específica, que não passou incólume às críticas, mas manteve seu espaço entre as possibilidades no auxílio a indivíduos que buscam protagonizar o próprio desenvolvimento na busca da satisfação pessoal.
Ao longo desta Unidade de Aprendizagem, você irá identificar e apontar as contribuições de Maslow para a psicologia de base humanista, compreender sua biografia e sua proposta de intepretação da natureza humana, além de verificar pontualmente, salientando semelhanças e diferenças, os componentes da hierarquia das necessidades proposta pelo autor.
As psicologias de base fenomenológica existencial se baseiam nos trabalhos de intelectuais como Husserl, Heidegger, Boss e Sartre.
A sua importância é fundada pela revolução do pensamento investigativo da fenomenologia, que não aceita enunciados vazios sobre o que estuda.
Esse método de pesquisa pode ser resumido pela frase “alcançar as coisas mesmas”, de Husserl (2000, p. 17), que indica, de forma geral, permitir que as coisas sejam descritas a partir de si mesmas, sem a mediação de um juízo prévio, o que permitiria evitar erros metodológicos em seus estudos.
Além disso, nessas abordagens, o ser humano é entendido como o centro irradiador de significados de sua existência, tornando-se, dessa forma, livre dentro de suas possibilidades existenciais.
Você vai conhecer os conceitos mais importantes da filosofia heideggeriana, como enfoque no ser-no-mundo e no adoecimento existencial. Além disso, vai verificar a importância dessa filosofia para a psicologia como ponto de acesso ao sujeito no trabalho terapêutico.
Como importante perspectiva teórica na história da psicologia destaca-se a Escola da Psicologia Gestaltista, um estudo científico que surgiu na Alemanha, entre os anos 1910-1920. MAX WERTHEIMER (1880 -1943), KURT KOFFKA (1886 – 1941) e WOLFGANG KÖHLER (1887 – 1967) elaboram uma teoria psicológica como uma possibilidade de compreender os processos psicológicos envolvidos principalmente na percepção.
O nome da teoria vem da difícil tradução do alemão para FORMA ou FIGURA, e, é nesta perspectiva que a teoria e suas leis são desenvolvidas.
Você irá reconhecer a Escola Gestaltista, identificar a construção da escola e suas influencias nas ciências humanas, além de relacionar alguns de seus principais conceitos à aprendizagem.
Ao longo dos anos, as escolas clássicas da Psicologia, como a psicanálise e o behaviorismo, sofreram algumas críticas às suas formas de compreender o homem e o mundo.
Essas críticas deram origem a novas maneiras de se pensarem os fenômenos psicológicos, principalmente enfatizando os processos saudáveis – já que, nas escolas clássicas, os processos disfuncionais recebiam maior atenção.
Entre as escolas modernas, destacam-se a gestalt e o humanismo pela sua representatividade. Essas escolas têm vários pontos em comum, principalmente na forma de compreender o ser humano e seu funcionamento, dando ênfase à compreensão holística e ao potencial de cada uma das pessoas.
Você aprenderá sobre gestalt e humanismo, as escolas modernas da Psicologia.
Para isso, compreenderá a definição da gestalt, a partir do trabalho de Max Wertheimer, e do humanismo, a partir das contribuições de Rogers e Maslow.
Por fim, você vai ser capaz de relacionar essas teorias à formação do enfermeiro.
Carl Ransom Rogers, um dos psicólogos mais influentes do mundo, renovou as bases da psicoterapia com sua teoria da abordagem centrada na pessoa.
Rogers tinha um pensamento original, que divergia das abordagens psicoterápicas dominantes em sua época.
Opunha-se à psicanálise freudiana e ao behaviorismo e sua teoria foi conhecida como a prática humanista que se baseia em uma visão positiva do ser humano.
Serão apresentados temas da psicologia rogeriana. Você vai aprender as teorias e abordagens conceituadas por Carl Rogers e suas contribuições para a psicologia, bem como os princípios fundamentais da psicoterapia centrada na pessoa, além de compreender como ela funciona na prática.
Viktor Frankl (1905-1997) foi um médico psiquiatra e neurologista vienense que, durante o desenvolvimento de sua trajetória profissional, conheceu os horrores dos campos de concentração nazista.
Esses eventos marcaram profundamente sua vida e sua perspectiva teórica, chamada de análise existencial, sendo a base filosófica para o seu método terapêutico, a logoterapia.
A logoterapia é baseada na busca pelo sentido da vida e no combate ao vazio existencial. Muitos conceitos que guiam as práticas terapêuticas se integram para formar esse método, como: vontade de sentido, sentido do amor, sentido do sofrimento, responsabilidade, neurose noogênica, etc.
O método de intervenção é ativo, pois conta com a participação do terapeuta, que coopera com o paciente no encontro de seu sentido da vida. Esse sentido é pessoal, exclusivo e dinâmico, pois é único em cada pessoa e pode mudar muitas vezes ao longo da vida.
A logoterapia acredita em três principais fontes do sentido da vida:
• criação de um trabalho ou descoberta e prática de algum ato;
• dedicação a algo ou a alguém — que seria o sentido do amor;
• enfrentamento do sofrimento inevitável — que seria o sentido do sofrimento.
A partir desse entendimento, e confiando na responsabilidade do paciente, a logoterapia propicia benefícios. A tensão entre o já atingido pelas pessoas e o ainda desejado por elas é vista como um caminho a ser trilhado para o atingimento da saúde mental.
Além disso, os indivíduos encontram o sentido da vida por meio de coisas e pessoas fora deles, pois Frankl não acreditava ser um processo unicamente introspectivo.
Você vai conhecer a dura, mas emocionante história de vida de Frankl.
Você vai entender o quanto as experiências em campos de concentração moldaram a sua teoria, os seus conceitos e a aplicação destes para o tratamento do sofrimento humano.
Costuma-se dizer que o sofrimento pessoal ensina o psicólogo a lidar com o sofrimento de outros. No caso de Frankl, essa é uma afirmação muito verdadeira.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
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Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
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