O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A aprendizagem está relacionada à história da humanidade. Algo sempre foi ensinado, apreendido, pensado e também investigado sobre o funcionamento de como essa aprendizagem foi construída.
Por meio desses processos, os indivíduos se adaptaram às condições em que estavam expostas e novos modos de entendimento foram surgindo de acordo com as experiências de cada ser.
Você aprenderá sobre os processos psicológicos que envolvem a aprendizagem, os mecanismos envolvidos em sistemas mentais, os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem, assim como a análise da teoria de aprendizagem, por meio do desenvolvimento de inteligências múltiplas.
Ao longo de seu desenvolvimento como ciência e disciplina, a psicologia se dedicou ao estudo da aprendizagem humana.
As abordagens desenvolvidas variam desde a compressão da aprendizagem como resultado de uma relação mecânica entre estímulos e respostas até a definição da aprendizagem como um processo permeado por aspectos culturais, históricos, situacionais e sociais.
Jorge Pinto define a aprendizagem de conhecimentos e atitudes como “uma capacidade que pomos em ação quotidianamente para dar respostas adaptadas às solicitações e desafios que se nos colocam devido às nossas interações com o meio” (PINTO, 1992, p. 7).
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar a aprendizagem a partir do referencial teórico da psicologia. Inicialmente, você vai aprender como a aprendizagem ocorre e sobre seu entrelaçamento com aspectos do desenvolvimento cognitivo.
Depois, vai compreender como o processo de aprendizagem contribui para a aquisição de conhecimentos a partir da perspectiva elaborada pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Por fim, vai conhecer as definições e explicações acerca da aprendizagem na perspectiva de diferentes escolas de pensamento da psicologia.
A aprendizagem humana tem sido objeto de estudo desde a Antiguidade até os dias atuais, dada a sua importância na vida dos indivíduos.
Os estudos realizados, sobretudo por pesquisadores da área da psicologia, não levaram a um consenso sobre a definição, as características e os fatores que influenciam os processos de aprendizagem.
Dessa forma, foram elaboradas diferentes teorias da aprendizagem. Conhecê-las é de suma importância para os profissionais da educação, na medida em que a compreensão dos processos de construção de conhecimento oferece subsídios para o planejamento e a implementação de situações educativas que promovam, efetivamente, a aprendizagem.
Você vai reconhecer a importância dos processos de aprendizagem na definição dos percursos de desenvolvimento dos indivíduos da espécie humana.
Você também vai compreender a relação entre os conceitos da psicologia e da aprendizagem e vai verificar as contribuições das teorias psicogenéticas para a promoção da aprendizagem.
Trabalharemos os processos pelos quais a aprendizagem é produzida e a relação dos conhecimentos prévios e estruturas cognitivas neles presentes.
O desenvolvimento do ciclo vital inicia na concepção e encerra com a morte do indivíduo. Isto é, o ser humano está sempre em transformação, seja evoluindo ou regredindo as capacidades das diferentes dimensões humanas.
Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário conhecer como ocorre a evolução das capacidades físicas, motoras, cognitivas, afetivas e sociais.
Você conhecerá as principais teorias do desenvolvimento humano, identificará as principais características que ditam a constituição dos sujeitos nas dimensões físicas, motoras, cognitivas e sociais, além de estudar com maior profundidade os conceitos e as características do desenvolvimento afetivo.
Estudaremos o desenvolvimento infantil a partir da perspectiva de Jean Piaget, cuja as produções contribuíram para os estudos da psicologia do desenvolvimento.
O behaviorismo (ou comportamentalismo) é uma escola de pensamento da psicologia dedicada ao estudo, análise e modificação do comportamento.
Sua inauguração é atribuída às pesquisas desenvolvidas por John B. Watson (1878-1958) e pela publicação, em 1913, do artigo “Psychology as the behaviorist views it” (em tradução livre, “A psicologia como o behaviorista a vê”).
Watson enfatizava o papel dos reflexos na explicação dos comportamentos, inspirado, em especial, pelo trabalho do fisiologista Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) acerca dos estímulos condicionados.
O sucessor de Watson foi B. F. Skinner (1904-1990), que inaugurou a vertente do behaviorismo radical. Ele elaborou os princípios do condicionamento operante, influenciado pela lei do efeito proposta por Edward Lee Thorndike (1874-1949).
Você vai aprender sobre o papel da escola de pensamento behaviorista na consolidação da psicologia como ciência e conhecer o processo de construção dessa teoria e sua importância nos estudos sobre o comportamento. Por fim, vai compreender como o behaviorismo concebe a aprendizagem.
Nesta unidade, estudaremos a teoria cognitivista, mais precisamente os teóricos Piaget e Vygotsky, que pesquisaram largamente o construtivismo/cognitivismo.
Este estudo científico da psicologia está voltado ao desenvolvimento do sujeito quanto a sua aprendizagem, ou seja, é a capacidade de desenvolver habilidades de aprender.
As teorias de Piaget e de Vygostky (Vigotski) ocupam-se deste desenvolvimento, sendo o primeiro através de fases do desenvolvimento biológico e o segundo através das relações sociais e interpessoais.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A aprendizagem está relacionada à história da humanidade. Algo sempre foi ensinado, apreendido, pensado e também investigado sobre o funcionamento de como essa aprendizagem foi construída.
Por meio desses processos, os indivíduos se adaptaram às condições em que estavam expostas e novos modos de entendimento foram surgindo de acordo com as experiências de cada ser.
Você aprenderá sobre os processos psicológicos que envolvem a aprendizagem, os mecanismos envolvidos em sistemas mentais, os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem, assim como a análise da teoria de aprendizagem, por meio do desenvolvimento de inteligências múltiplas.
Ao longo de seu desenvolvimento como ciência e disciplina, a psicologia se dedicou ao estudo da aprendizagem humana.
As abordagens desenvolvidas variam desde a compressão da aprendizagem como resultado de uma relação mecânica entre estímulos e respostas até a definição da aprendizagem como um processo permeado por aspectos culturais, históricos, situacionais e sociais.
Jorge Pinto define a aprendizagem de conhecimentos e atitudes como “uma capacidade que pomos em ação quotidianamente para dar respostas adaptadas às solicitações e desafios que se nos colocam devido às nossas interações com o meio” (PINTO, 1992, p. 7).
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar a aprendizagem a partir do referencial teórico da psicologia. Inicialmente, você vai aprender como a aprendizagem ocorre e sobre seu entrelaçamento com aspectos do desenvolvimento cognitivo.
Depois, vai compreender como o processo de aprendizagem contribui para a aquisição de conhecimentos a partir da perspectiva elaborada pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Por fim, vai conhecer as definições e explicações acerca da aprendizagem na perspectiva de diferentes escolas de pensamento da psicologia.
A aprendizagem humana tem sido objeto de estudo desde a Antiguidade até os dias atuais, dada a sua importância na vida dos indivíduos.
Os estudos realizados, sobretudo por pesquisadores da área da psicologia, não levaram a um consenso sobre a definição, as características e os fatores que influenciam os processos de aprendizagem.
Dessa forma, foram elaboradas diferentes teorias da aprendizagem. Conhecê-las é de suma importância para os profissionais da educação, na medida em que a compreensão dos processos de construção de conhecimento oferece subsídios para o planejamento e a implementação de situações educativas que promovam, efetivamente, a aprendizagem.
Você vai reconhecer a importância dos processos de aprendizagem na definição dos percursos de desenvolvimento dos indivíduos da espécie humana.
Você também vai compreender a relação entre os conceitos da psicologia e da aprendizagem e vai verificar as contribuições das teorias psicogenéticas para a promoção da aprendizagem.
Trabalharemos os processos pelos quais a aprendizagem é produzida e a relação dos conhecimentos prévios e estruturas cognitivas neles presentes.
O desenvolvimento do ciclo vital inicia na concepção e encerra com a morte do indivíduo. Isto é, o ser humano está sempre em transformação, seja evoluindo ou regredindo as capacidades das diferentes dimensões humanas.
Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário conhecer como ocorre a evolução das capacidades físicas, motoras, cognitivas, afetivas e sociais.
Você conhecerá as principais teorias do desenvolvimento humano, identificará as principais características que ditam a constituição dos sujeitos nas dimensões físicas, motoras, cognitivas e sociais, além de estudar com maior profundidade os conceitos e as características do desenvolvimento afetivo.
Estudaremos o desenvolvimento infantil a partir da perspectiva de Jean Piaget, cuja as produções contribuíram para os estudos da psicologia do desenvolvimento.
O behaviorismo (ou comportamentalismo) é uma escola de pensamento da psicologia dedicada ao estudo, análise e modificação do comportamento.
Sua inauguração é atribuída às pesquisas desenvolvidas por John B. Watson (1878-1958) e pela publicação, em 1913, do artigo “Psychology as the behaviorist views it” (em tradução livre, “A psicologia como o behaviorista a vê”).
Watson enfatizava o papel dos reflexos na explicação dos comportamentos, inspirado, em especial, pelo trabalho do fisiologista Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) acerca dos estímulos condicionados.
O sucessor de Watson foi B. F. Skinner (1904-1990), que inaugurou a vertente do behaviorismo radical. Ele elaborou os princípios do condicionamento operante, influenciado pela lei do efeito proposta por Edward Lee Thorndike (1874-1949).
Você vai aprender sobre o papel da escola de pensamento behaviorista na consolidação da psicologia como ciência e conhecer o processo de construção dessa teoria e sua importância nos estudos sobre o comportamento. Por fim, vai compreender como o behaviorismo concebe a aprendizagem.
Nesta unidade, estudaremos a teoria cognitivista, mais precisamente os teóricos Piaget e Vygotsky, que pesquisaram largamente o construtivismo/cognitivismo.
Este estudo científico da psicologia está voltado ao desenvolvimento do sujeito quanto a sua aprendizagem, ou seja, é a capacidade de desenvolver habilidades de aprender.
As teorias de Piaget e de Vygostky (Vigotski) ocupam-se deste desenvolvimento, sendo o primeiro através de fases do desenvolvimento biológico e o segundo através das relações sociais e interpessoais.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil