O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Você sabia que o profissional formado em Pedagogia, além de atuar em meios escolares, também atua em diversos meios sociais?
O foco principal da identidade do pedagogo sempre foi trabalhar com crianças e em escolas. Porém, após as alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais homologadas em 2006, os cursos de Pedagogia passaram a apontar para as reflexões da atuação do pedagogo além dos muros da escola (em diversos meios sociais).
A homologação dessa diretriz exige uma forma mais abrangente de atuação do profissional formado em Pedagogia que não somente a atuação no meio escolar.
Estudaremos a identidade do pedagogo e os espaços sociais de atuação do profissional licenciado em Pedagogia.
A trajetória da assistência estudantil é permeada por diversas transformações — o seu surgimento se materializou de forma mais focalizada e seletiva.
Porém, após diversas disputas, a sua consolidação ocorreu a partir do decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAE.
Dessa forma, o trabalho do assistente social nessa área está fundamentado pelos dispositivos normativos legais profissionais, os quais se relacionam com as particularidades das demandas inerentes à Educação Superior, em interface com a assistência estudantil.
Você vai conhecer o papel da política nacional de assistência estudantil, a relação entre a assistência estudantil e o plano pedagógico das instituições de ensino e as requisições profissionais dos assistentes sociais na referida área.
Esta disciplina descreve um método disciplinado e estruturado para a coleta seletiva de informações para uso em todas as fases do ciclo de vida do projeto, visando a satisfazer as necessidades de todas as partes interessadas (clientes, gerentes de projetos) e medir o desempenho em relação ao plano estratégico da organização.
O método sugerido é um esboço seletivo chamado de EAP – estrutura analítica do projeto ou WBS – work breakdown structure.
Os estágios iniciais do desenvolvimento do esboço servem para assegurar que todas as tarefas estão identificadas e que os participantes do projeto adquiram um entendimento do que deve ser feito.
Uma vez definidos o esboço e seus detalhes, um sistema de informações integrado pode ser desenvolvido para planejar o trabalho e alocar os recursos. Essas linhas de base serão usadas mais tarde para controle.
Além disso, esta unidade apresentará uma variante da estrutura analítica do projeto chamada de estrutura analítica do processo, assim como as matrizes de responsabilidade que são usadas para definir e montar projetos.
Com o trabalho do projeto definido, por meio de sua estrutura analítica, conclui-se com o processo de criação de um plano de comunicação utilizado para ajudar a coordenar as atividades do projeto e verificar sua evolução.
Os cinco passos genéricos que serão descritos nesta unidade fornecem uma abordagem estruturada para a coleta de informações necessárias para a preparação de uma estrutura analítica do projeto.
Esses passos e a montagem de redes de projeto ocorrem ao mesmo tempo, e diversas interações são, em geral, necessárias à definição de datas e orçamentos que podem ser usados para gerenciar o projeto.
O velho ditado: “Só podemos controlar o que planejamos” é verdadeiro; portanto, a definição do projeto é o primeiro passo.
O serviço social é uma área que se estrutura a partir da divisão social e técnica do trabalho, estando o assistente social inserido em um contexto contraditório da sociedade capitalista.
O serviço social se consolida através da formulação e da construção de políticas sociais que visam ao enfrentamento das expressões da questão social.
No que diz respeito aos desafios encarados no cotidiano de atuação profissional no campo das políticas sociais, é fundamental o aprofundamento da compreensão do significado das expressões da questão social no atual contexto político, econômico, social e ideológico do país, e de que forma isso influencia as políticas sociais.
Você vai compreender o debate acerca da categoria trabalho, do serviço social e das políticas sociais, bem como as contradição entre o trabalho do assistente social, garantidor de direitos, e a realidade objetiva do mundo do trabalho que dinamiza e complexifica essas relações.
Ainda, você verá o desenvolvimento das políticas sociais articuladamente à categoria trabalho, e como o serviço social compreende e intervém nesse contexto.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano. O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
No Brasil, são múltiplas as áreas de atuação do Serviço Social; e as diferentes configurações dos espaços sócio-ocupacionais requerem também o aprofundado conhecimento da área de atuação.
Os cenários emergentes que possibilitam a formação desses espaços sócio-ocupacionais estão vinculados ao contexto de reestruturação produtiva, que acontece na fase de amadurecimento do capitalismo neoliberal no contexto brasileiro.
Compreender a dinâmica entre os espaços e os contextos é essencial para compreender as responsabilidades inerentes ao exercício profissional em cada área.
Entre as diversas possibilidades, existem três grandes áreas de atuação para os assistentes sociais: Políticas Sociais, Justiça e âmbito público-privado.
Para o exímio exercício profissional, é preciso vincular os campos profissionais às responsabilidades sociais concernentes à profissão.
Você irá desenvolver as competências necessárias para analisar a atuação do Serviço Social nas políticas sociais, com especial atenção às práticas e habilidades do profissional, necessárias nesse campo, como nas áreas da saúde, educação e seguridade social.
Também irá compreender e explicar a atuação do Serviço Social na Justiça, a partir da identificação das especificidades requeridas por cada área do campo sociojurídico.
E, por fim, identificará a atuação do Serviço Social no âmbito público-privado, uma área relativamente nova e que abre diferentes possibilidades de atuação profissional, como as práticas autônomas de assessoria, consultoria e a emergência dos institutos e organizações voltados para a responsabilidade social.
A ética e o projeto ético-político na política de educação constituem uma temática que envolve a inserção do assistente social nos diferentes espaços da educação.
A articulação entre duas disciplinas exige que os objetivos e a função social de cada uma estejam bem definidos e articulados, prontos para atuar de forma complementar, objetivando um atendimento integral.
O projeto ético-político representa um guia norteador do exercício profissional e estabelece diretrizes necessárias para uma atuação profissional pautada nos princípios do serviço social.
Você vai estudar a ética e sua relação com a construção do projeto ético-político do serviço social, aprendendo a identificar os componentes do projeto ético-político e sua importância no exercício da profissão.
Também vai compreender a importância da conduta profissional, seguindo uma perspectiva crítica e com foco em soluções para, então, produzir influência na política de educação.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Você sabia que o profissional formado em Pedagogia, além de atuar em meios escolares, também atua em diversos meios sociais?
O foco principal da identidade do pedagogo sempre foi trabalhar com crianças e em escolas. Porém, após as alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais homologadas em 2006, os cursos de Pedagogia passaram a apontar para as reflexões da atuação do pedagogo além dos muros da escola (em diversos meios sociais).
A homologação dessa diretriz exige uma forma mais abrangente de atuação do profissional formado em Pedagogia que não somente a atuação no meio escolar.
Estudaremos a identidade do pedagogo e os espaços sociais de atuação do profissional licenciado em Pedagogia.
A trajetória da assistência estudantil é permeada por diversas transformações — o seu surgimento se materializou de forma mais focalizada e seletiva.
Porém, após diversas disputas, a sua consolidação ocorreu a partir do decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAE.
Dessa forma, o trabalho do assistente social nessa área está fundamentado pelos dispositivos normativos legais profissionais, os quais se relacionam com as particularidades das demandas inerentes à Educação Superior, em interface com a assistência estudantil.
Você vai conhecer o papel da política nacional de assistência estudantil, a relação entre a assistência estudantil e o plano pedagógico das instituições de ensino e as requisições profissionais dos assistentes sociais na referida área.
Esta disciplina descreve um método disciplinado e estruturado para a coleta seletiva de informações para uso em todas as fases do ciclo de vida do projeto, visando a satisfazer as necessidades de todas as partes interessadas (clientes, gerentes de projetos) e medir o desempenho em relação ao plano estratégico da organização.
O método sugerido é um esboço seletivo chamado de EAP – estrutura analítica do projeto ou WBS – work breakdown structure.
Os estágios iniciais do desenvolvimento do esboço servem para assegurar que todas as tarefas estão identificadas e que os participantes do projeto adquiram um entendimento do que deve ser feito.
Uma vez definidos o esboço e seus detalhes, um sistema de informações integrado pode ser desenvolvido para planejar o trabalho e alocar os recursos. Essas linhas de base serão usadas mais tarde para controle.
Além disso, esta unidade apresentará uma variante da estrutura analítica do projeto chamada de estrutura analítica do processo, assim como as matrizes de responsabilidade que são usadas para definir e montar projetos.
Com o trabalho do projeto definido, por meio de sua estrutura analítica, conclui-se com o processo de criação de um plano de comunicação utilizado para ajudar a coordenar as atividades do projeto e verificar sua evolução.
Os cinco passos genéricos que serão descritos nesta unidade fornecem uma abordagem estruturada para a coleta de informações necessárias para a preparação de uma estrutura analítica do projeto.
Esses passos e a montagem de redes de projeto ocorrem ao mesmo tempo, e diversas interações são, em geral, necessárias à definição de datas e orçamentos que podem ser usados para gerenciar o projeto.
O velho ditado: “Só podemos controlar o que planejamos” é verdadeiro; portanto, a definição do projeto é o primeiro passo.
O serviço social é uma área que se estrutura a partir da divisão social e técnica do trabalho, estando o assistente social inserido em um contexto contraditório da sociedade capitalista.
O serviço social se consolida através da formulação e da construção de políticas sociais que visam ao enfrentamento das expressões da questão social.
No que diz respeito aos desafios encarados no cotidiano de atuação profissional no campo das políticas sociais, é fundamental o aprofundamento da compreensão do significado das expressões da questão social no atual contexto político, econômico, social e ideológico do país, e de que forma isso influencia as políticas sociais.
Você vai compreender o debate acerca da categoria trabalho, do serviço social e das políticas sociais, bem como as contradição entre o trabalho do assistente social, garantidor de direitos, e a realidade objetiva do mundo do trabalho que dinamiza e complexifica essas relações.
Ainda, você verá o desenvolvimento das políticas sociais articuladamente à categoria trabalho, e como o serviço social compreende e intervém nesse contexto.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano. O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
No Brasil, são múltiplas as áreas de atuação do Serviço Social; e as diferentes configurações dos espaços sócio-ocupacionais requerem também o aprofundado conhecimento da área de atuação.
Os cenários emergentes que possibilitam a formação desses espaços sócio-ocupacionais estão vinculados ao contexto de reestruturação produtiva, que acontece na fase de amadurecimento do capitalismo neoliberal no contexto brasileiro.
Compreender a dinâmica entre os espaços e os contextos é essencial para compreender as responsabilidades inerentes ao exercício profissional em cada área.
Entre as diversas possibilidades, existem três grandes áreas de atuação para os assistentes sociais: Políticas Sociais, Justiça e âmbito público-privado.
Para o exímio exercício profissional, é preciso vincular os campos profissionais às responsabilidades sociais concernentes à profissão.
Você irá desenvolver as competências necessárias para analisar a atuação do Serviço Social nas políticas sociais, com especial atenção às práticas e habilidades do profissional, necessárias nesse campo, como nas áreas da saúde, educação e seguridade social.
Também irá compreender e explicar a atuação do Serviço Social na Justiça, a partir da identificação das especificidades requeridas por cada área do campo sociojurídico.
E, por fim, identificará a atuação do Serviço Social no âmbito público-privado, uma área relativamente nova e que abre diferentes possibilidades de atuação profissional, como as práticas autônomas de assessoria, consultoria e a emergência dos institutos e organizações voltados para a responsabilidade social.
A ética e o projeto ético-político na política de educação constituem uma temática que envolve a inserção do assistente social nos diferentes espaços da educação.
A articulação entre duas disciplinas exige que os objetivos e a função social de cada uma estejam bem definidos e articulados, prontos para atuar de forma complementar, objetivando um atendimento integral.
O projeto ético-político representa um guia norteador do exercício profissional e estabelece diretrizes necessárias para uma atuação profissional pautada nos princípios do serviço social.
Você vai estudar a ética e sua relação com a construção do projeto ético-político do serviço social, aprendendo a identificar os componentes do projeto ético-político e sua importância no exercício da profissão.
Também vai compreender a importância da conduta profissional, seguindo uma perspectiva crítica e com foco em soluções para, então, produzir influência na política de educação.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil