O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Analisar e compreender a realidade cotidiana demanda do profissional de Serviço Social o conhecimento de determinados instrumentos teórico-metodológicos.
Representados como categorias de análise, esses instrumentos possibilitam a construção de técnicas e estratégias que auxiliam a operacionalização da ação profissional nas tramas da realidade, com o objetivo de transformá-la criticamente.
Você verá a categoria mediação como fundamental para o trabalho do assistente social no processo de reconstrução do objeto de intervenção, sua relação com a dialética marxista e a sua implicação na ação profissional.
A Política Nacional de Assistência Social vigente no país desde 2004 estabelece, por meio do Sistema Único de Assistência Social, novas bases para o direcionamento dessa política no país.
Dentre os inúmeros avanços, pode-se considerar que a centralidade da proteção social nas famílias se constitui em um dos mais importantes.
Nesse contexto, o serviço social passa a ter novo direcionamento de atuação ao considerar seus usuários como portadores de direitos e a família como o centro de sua atenção.
Você vai conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Assistência Social como política pública de proteção social, bem como sua centralidade na família como eixo estruturante.
Você vai ainda compreender a atuação profissional do assistente social no âmbito dessa política.
A exposição a fatores de risco, como tabagismo, etilismo, obesidade, inatividade física, dislipidemia e pressão arterial elevada, entre outros, vem sendo associada ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, levando à ocorrência de morbidade, disfuncionalidade e mortalidade.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde com competências e habilidades para atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças, promovendo melhor qualidade de vida e redução de vulnerabilidade e riscos à saúde.
Você vai aprender as diferenças entre os conceitos de risco e vulnerabilidade, os principais fatores de risco em saúde e suas consequências para o indivíduo, além das ações que o fisioterapeuta pode realizar para intervir nesse processo.
Pobreza, vulnerabilidade social e direitos sociais são conceitos que você vai aprender nesta Unidade de Aprendizagem. A população pobre está de forma visual em cada rua das cidades, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
Cobranças da sociedade sobre a atuação dos profissionais de Serviço Social junto a essas pessoas é algo rotineiro.
Compreender a pobreza como um debate de classe social e produzido pelo desenvolvimento desigual do capitalismo é importante para que se possa ultrapassar o senso comum e, assim, analisar a pobreza em suas diversas nuances.
Você vai aprender sobre o que é pobreza, não como algo natural e individualizado, mas sim como uma expressão da questão social e composta por diversos fatores que não estão focados na renda, mas no acesso aos direitos sociais negados por diversas gerações.
O Serviço Social brasileiro, a partir das décadas de 1940 e 1950, passa a receber forte influência norte-americana e dos aportes teóricos do positivismo e da teoria funcionalista.
Essa aproximação não ocorre de maneira isolada no que se refere à política econômica do país.
Era um momento de grandes transformações políticas, econômicas e sociais no país, o que passou a exigir das assistentes sociais uma nova forma de atuação profissional.
Você vai estudar sobre a influência norte-americana no Serviço Social brasileiro e, assim, compreender as técnicas do serviço social de caso, grupo e comunidade e as transformações ocorridas no interior da categoria dos assistentes sociais nesse período.
O serviço social e a política de educação trabalham em conjunto para a garantia da educação como um direito social.
A inserção do assistente social no ambiente educacional contribui com uma visão integral dos indivíduos que formam a comunidade escolar e a reprodução das relações sociais que nela se formam e manifestam.
A identificação da função socioeducativa da escola permite uma atuação conjunta para encontrar soluções estratégicas de intervenção para a melhoria do ambiente escolar e das condições externas que influenciam a trajetória escolar dos estudantes.
O posicionamento do serviço social na linha de frente dos aspectos sociais, juntamente à função educativa da escola, propõe a melhoria do sistema educativo e das condições oferecidas aos estudantes, conforme as políticas sociais.
Você vai estudar sobre o percurso histórico que marca a inserção do assistente social no ambiente educacional.
Além disso, vai conhecer as habilidades e competências do assistente social na política de educação e os desafios que esse profissional encontra no espaço educacional.
O assistente social, quando pleno no cumprimento de seus deveres junto ao conselho de classe da categoria, pode estar inserido nos diversos âmbitos das políticas sociais públicas, atuando como profissional de referência; isso inclui a política de educação.
De forma mais abrangente, em vários níveis, ou na Educação Básica, por exemplo, o assistente é convidado a fazer uso de seu conhecimento e arcabouço legal para embasar intervenções com o objetivo de garantia do direito à educação.
Para que possa garantir esse direito, deve ser norteado pelas normativas que foram sendo elaboradas ao longo do tempo de acordo com as percepções que se tinha acerca da educação, até que se chegasse ao momento atual do entendimento da educação enquanto eixo central para a formação de cidadãos plenos.
Contudo, nem sempre essa lógica é a adotada nos diversos espaços educacionais e, por vezes, a não inserção no âmbito da educação é apenas o ponto inicial de uma série de direitos desrespeitados da população.
Você compreenderá como é estabelecida a organização da Educação Básica no Estado brasileiro, entendendo a sua relação com a formação de cidadãos, como já mencionado.
Além disso, poderá vislumbrar a contribuição que o assistente social pode oferecer nesse âmbito e, de forma mais específica, como a articulação com as demais políticas sociais pode vir a contribuir com a efetivação da educação enquanto direito.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Analisar e compreender a realidade cotidiana demanda do profissional de Serviço Social o conhecimento de determinados instrumentos teórico-metodológicos.
Representados como categorias de análise, esses instrumentos possibilitam a construção de técnicas e estratégias que auxiliam a operacionalização da ação profissional nas tramas da realidade, com o objetivo de transformá-la criticamente.
Você verá a categoria mediação como fundamental para o trabalho do assistente social no processo de reconstrução do objeto de intervenção, sua relação com a dialética marxista e a sua implicação na ação profissional.
A Política Nacional de Assistência Social vigente no país desde 2004 estabelece, por meio do Sistema Único de Assistência Social, novas bases para o direcionamento dessa política no país.
Dentre os inúmeros avanços, pode-se considerar que a centralidade da proteção social nas famílias se constitui em um dos mais importantes.
Nesse contexto, o serviço social passa a ter novo direcionamento de atuação ao considerar seus usuários como portadores de direitos e a família como o centro de sua atenção.
Você vai conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Assistência Social como política pública de proteção social, bem como sua centralidade na família como eixo estruturante.
Você vai ainda compreender a atuação profissional do assistente social no âmbito dessa política.
A exposição a fatores de risco, como tabagismo, etilismo, obesidade, inatividade física, dislipidemia e pressão arterial elevada, entre outros, vem sendo associada ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, levando à ocorrência de morbidade, disfuncionalidade e mortalidade.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde com competências e habilidades para atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças, promovendo melhor qualidade de vida e redução de vulnerabilidade e riscos à saúde.
Você vai aprender as diferenças entre os conceitos de risco e vulnerabilidade, os principais fatores de risco em saúde e suas consequências para o indivíduo, além das ações que o fisioterapeuta pode realizar para intervir nesse processo.
Pobreza, vulnerabilidade social e direitos sociais são conceitos que você vai aprender nesta Unidade de Aprendizagem. A população pobre está de forma visual em cada rua das cidades, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
Cobranças da sociedade sobre a atuação dos profissionais de Serviço Social junto a essas pessoas é algo rotineiro.
Compreender a pobreza como um debate de classe social e produzido pelo desenvolvimento desigual do capitalismo é importante para que se possa ultrapassar o senso comum e, assim, analisar a pobreza em suas diversas nuances.
Você vai aprender sobre o que é pobreza, não como algo natural e individualizado, mas sim como uma expressão da questão social e composta por diversos fatores que não estão focados na renda, mas no acesso aos direitos sociais negados por diversas gerações.
O Serviço Social brasileiro, a partir das décadas de 1940 e 1950, passa a receber forte influência norte-americana e dos aportes teóricos do positivismo e da teoria funcionalista.
Essa aproximação não ocorre de maneira isolada no que se refere à política econômica do país.
Era um momento de grandes transformações políticas, econômicas e sociais no país, o que passou a exigir das assistentes sociais uma nova forma de atuação profissional.
Você vai estudar sobre a influência norte-americana no Serviço Social brasileiro e, assim, compreender as técnicas do serviço social de caso, grupo e comunidade e as transformações ocorridas no interior da categoria dos assistentes sociais nesse período.
O serviço social e a política de educação trabalham em conjunto para a garantia da educação como um direito social.
A inserção do assistente social no ambiente educacional contribui com uma visão integral dos indivíduos que formam a comunidade escolar e a reprodução das relações sociais que nela se formam e manifestam.
A identificação da função socioeducativa da escola permite uma atuação conjunta para encontrar soluções estratégicas de intervenção para a melhoria do ambiente escolar e das condições externas que influenciam a trajetória escolar dos estudantes.
O posicionamento do serviço social na linha de frente dos aspectos sociais, juntamente à função educativa da escola, propõe a melhoria do sistema educativo e das condições oferecidas aos estudantes, conforme as políticas sociais.
Você vai estudar sobre o percurso histórico que marca a inserção do assistente social no ambiente educacional.
Além disso, vai conhecer as habilidades e competências do assistente social na política de educação e os desafios que esse profissional encontra no espaço educacional.
O assistente social, quando pleno no cumprimento de seus deveres junto ao conselho de classe da categoria, pode estar inserido nos diversos âmbitos das políticas sociais públicas, atuando como profissional de referência; isso inclui a política de educação.
De forma mais abrangente, em vários níveis, ou na Educação Básica, por exemplo, o assistente é convidado a fazer uso de seu conhecimento e arcabouço legal para embasar intervenções com o objetivo de garantia do direito à educação.
Para que possa garantir esse direito, deve ser norteado pelas normativas que foram sendo elaboradas ao longo do tempo de acordo com as percepções que se tinha acerca da educação, até que se chegasse ao momento atual do entendimento da educação enquanto eixo central para a formação de cidadãos plenos.
Contudo, nem sempre essa lógica é a adotada nos diversos espaços educacionais e, por vezes, a não inserção no âmbito da educação é apenas o ponto inicial de uma série de direitos desrespeitados da população.
Você compreenderá como é estabelecida a organização da Educação Básica no Estado brasileiro, entendendo a sua relação com a formação de cidadãos, como já mencionado.
Além disso, poderá vislumbrar a contribuição que o assistente social pode oferecer nesse âmbito e, de forma mais específica, como a articulação com as demais políticas sociais pode vir a contribuir com a efetivação da educação enquanto direito.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil