O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Ao longo da história o país vivenciou importantes mudanças no que se refere ao atendimento à população infantojuvenil.
Mudanças significativas aconteceram após a promulgação da Constituição Federal de 1988, assim como com a posterior aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.
Este, por sua vez, apresentou uma nova proposta para a atenção a esse público, rompendo com a visão relacionada à pobreza e à marginalidade presente até então.
Você estudará o desenvolvimento da política de atenção às crianças e aos adolescentes no decorrer da história, assim como seus avanços e retrocessos.
Além disso, terá os elementos necessários para realizar uma análise crítica sobre os desafios, os limites e as possibilidades para a implementação dos direitos assegurados às crianças e aos adolescentes.
Historicamente, o Serviço Social atua com o segmento da criança e do adolescente em diversos espaços ocupacionais, seja no âmbito da educação, saúde, sociojurídico, assistência social, esportes, etc.
Ele é chamado para construir estratégias de ação para a efetivação de direitos de acordo com o exposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o qual compreende a criança e o adolescente como pessoa em desenvolvimento, os quais necessitam estar protegidos pela política pública.
Nesse sentido, o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) enquanto modelo de gestão da política de assistência social, define os parâmetros para a organização do trabalho social com a criança e o adolescente de acordo com o que está exposto na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e na Tipificação Nacional do Serviços Socioassistenciais.
É necessário compreender os aspectos técnicos das competências profissionais, tais como: a elaboração, a avaliação e a execução de programas socioassistenciais.
Ressalta-se o trabalho desenvolvido no âmbito sociojurídico, espaço contraditório para a atuação profissional, e que tem uma discussão muito incipiente entre os assistentes sociais.
Você aprenderá sobre a atuação do assistente social na política de atendimento da criança e do adolescente. Além disso, reconhecerá que os exercícios das competências profissionais são de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho social.
Por fim, verá que o âmbito sociojurídico é um espaço ocupacional para a atuação do assistente social.
A Política Nacional de Assistência Social vigente no país desde 2004 estabelece, por meio do Sistema Único de Assistência Social, novas bases para o direcionamento dessa política no país.
Dentre os inúmeros avanços, pode-se considerar que a centralidade da proteção social nas famílias se constitui em um dos mais importantes.
Nesse contexto, o serviço social passa a ter novo direcionamento de atuação ao considerar seus usuários como portadores de direitos e a família como o centro de sua atenção.
Você vai conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Assistência Social como política pública de proteção social, bem como sua centralidade na família como eixo estruturante.
Você vai ainda compreender a atuação profissional do assistente social no âmbito dessa política.
As expressões da questão social são objeto de intervenção do Serviço Social, são realidades que impactam na vida dos sujeitos em diversos âmbitos da sua vida, principalmente na perda de direitos sociais, políticos e econômicos.
Cabe ao assistente social intervir nessas expressões de maneira com que os usuários tenham acesso a bens e serviços necessários a sua subsistência.
Você vai ver uma discussão sobre a questão social e as múltiplas expressões assumidas atualmente, além do seu enfrentamento na contemporaneidade diante das dificuldades eminentes a sua superação.
Desde a sua concepção, um indivíduo começa a desenvolver alguns aspectos, tais como o desenvolvimento biológico, psicológico, motor e cognitivo.
Se em seu período de formação intrauterina, o feto percebe o mundo partilhando sentimentos e emoções com sua mãe. A partir de seu nascimento, passa a interagir com o mundo que o cerca.
Você vai ver quais são as características e as definições do desenvolvimento bio-psico-social no período de vida entre zero e dois anos.
Posteriormente você conhecerá as especificidades do desenvolvimento cognitivo e motor relativos a essa etapa evolutiva, determinantes para as próximas fases do crescimento infantil.
Desde sua concepção, o indivíduo inicia o seu desenvolvimento biológico, psicológico, motor e cognitivo.
Se em seu período de formação intrauterina ele percebe o mundo ao partilhar sentimentos e emoções com sua mãe, a partir de seu nascimento ele passa a interagir com o mundo que o cerca.
Você vai ver as características e definições do desenvolvimento bio-psico-social a partir do período de vida de três a seis anos; você também vai conhecer as especificidades do desenvolvimento cognitivo e motor relativos à essa etapa evolutiva determinante.
O estudo do desenvolvimento humano, foco de pesquisa e explicação da área de psicologia do desenvolvimento, se dedica a compreender os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais mutáveis, atuantes ao longo de todo o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte.
Trata-se de uma área de estudos interdisciplinar, pois congrega conhecimentos de diversos campos do saber para além da psicologia, como antropologia, biologia, educação, medicina e sociologia.
Você vai aprender de que forma as mudanças relacionadas ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital compõem a trajetória de vida e a constituição subjetiva de um indivíduo.
Também vai identificar como diferentes escolas do pensamento da psicologia, como o estruturalismo, o funcionalismo, o behaviorismo, a gestalt e a psicanálise, definem o conceito de desenvolvimento humano considerando as características universais das mudanças.
Por fim, vai conhecer as evoluções esperadas em termos de desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial ao longo da infância, da adolescência e da idade adulta.
A adolescência é marcada por uma grande transformação no desenvolvimento cognitivo, psicossocial e físico, talvez, mais proeminente que em outras fases da vida.
É uma etapa de transição entre o ser criança e o ser adulto, ou seja, entre a ingenuidade e a pureza do ser humano e a responsabilidade de um adulto. Isto implica em uma série de atitudes peculiares da adolescência.
Você verá como reconhecer os diferentes aspectos envolvidos nos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial na adolescência, os elementos fundamentais do desenvolvimento das principais características e identificar as atribuições da educação física na atenção aos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial nos adolescentes.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano.
O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Ao longo da história o país vivenciou importantes mudanças no que se refere ao atendimento à população infantojuvenil.
Mudanças significativas aconteceram após a promulgação da Constituição Federal de 1988, assim como com a posterior aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.
Este, por sua vez, apresentou uma nova proposta para a atenção a esse público, rompendo com a visão relacionada à pobreza e à marginalidade presente até então.
Você estudará o desenvolvimento da política de atenção às crianças e aos adolescentes no decorrer da história, assim como seus avanços e retrocessos.
Além disso, terá os elementos necessários para realizar uma análise crítica sobre os desafios, os limites e as possibilidades para a implementação dos direitos assegurados às crianças e aos adolescentes.
Historicamente, o Serviço Social atua com o segmento da criança e do adolescente em diversos espaços ocupacionais, seja no âmbito da educação, saúde, sociojurídico, assistência social, esportes, etc.
Ele é chamado para construir estratégias de ação para a efetivação de direitos de acordo com o exposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o qual compreende a criança e o adolescente como pessoa em desenvolvimento, os quais necessitam estar protegidos pela política pública.
Nesse sentido, o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) enquanto modelo de gestão da política de assistência social, define os parâmetros para a organização do trabalho social com a criança e o adolescente de acordo com o que está exposto na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e na Tipificação Nacional do Serviços Socioassistenciais.
É necessário compreender os aspectos técnicos das competências profissionais, tais como: a elaboração, a avaliação e a execução de programas socioassistenciais.
Ressalta-se o trabalho desenvolvido no âmbito sociojurídico, espaço contraditório para a atuação profissional, e que tem uma discussão muito incipiente entre os assistentes sociais.
Você aprenderá sobre a atuação do assistente social na política de atendimento da criança e do adolescente. Além disso, reconhecerá que os exercícios das competências profissionais são de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho social.
Por fim, verá que o âmbito sociojurídico é um espaço ocupacional para a atuação do assistente social.
A Política Nacional de Assistência Social vigente no país desde 2004 estabelece, por meio do Sistema Único de Assistência Social, novas bases para o direcionamento dessa política no país.
Dentre os inúmeros avanços, pode-se considerar que a centralidade da proteção social nas famílias se constitui em um dos mais importantes.
Nesse contexto, o serviço social passa a ter novo direcionamento de atuação ao considerar seus usuários como portadores de direitos e a família como o centro de sua atenção.
Você vai conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Assistência Social como política pública de proteção social, bem como sua centralidade na família como eixo estruturante.
Você vai ainda compreender a atuação profissional do assistente social no âmbito dessa política.
As expressões da questão social são objeto de intervenção do Serviço Social, são realidades que impactam na vida dos sujeitos em diversos âmbitos da sua vida, principalmente na perda de direitos sociais, políticos e econômicos.
Cabe ao assistente social intervir nessas expressões de maneira com que os usuários tenham acesso a bens e serviços necessários a sua subsistência.
Você vai ver uma discussão sobre a questão social e as múltiplas expressões assumidas atualmente, além do seu enfrentamento na contemporaneidade diante das dificuldades eminentes a sua superação.
Desde a sua concepção, um indivíduo começa a desenvolver alguns aspectos, tais como o desenvolvimento biológico, psicológico, motor e cognitivo.
Se em seu período de formação intrauterina, o feto percebe o mundo partilhando sentimentos e emoções com sua mãe. A partir de seu nascimento, passa a interagir com o mundo que o cerca.
Você vai ver quais são as características e as definições do desenvolvimento bio-psico-social no período de vida entre zero e dois anos.
Posteriormente você conhecerá as especificidades do desenvolvimento cognitivo e motor relativos a essa etapa evolutiva, determinantes para as próximas fases do crescimento infantil.
Desde sua concepção, o indivíduo inicia o seu desenvolvimento biológico, psicológico, motor e cognitivo.
Se em seu período de formação intrauterina ele percebe o mundo ao partilhar sentimentos e emoções com sua mãe, a partir de seu nascimento ele passa a interagir com o mundo que o cerca.
Você vai ver as características e definições do desenvolvimento bio-psico-social a partir do período de vida de três a seis anos; você também vai conhecer as especificidades do desenvolvimento cognitivo e motor relativos à essa etapa evolutiva determinante.
O estudo do desenvolvimento humano, foco de pesquisa e explicação da área de psicologia do desenvolvimento, se dedica a compreender os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais mutáveis, atuantes ao longo de todo o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte.
Trata-se de uma área de estudos interdisciplinar, pois congrega conhecimentos de diversos campos do saber para além da psicologia, como antropologia, biologia, educação, medicina e sociologia.
Você vai aprender de que forma as mudanças relacionadas ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital compõem a trajetória de vida e a constituição subjetiva de um indivíduo.
Também vai identificar como diferentes escolas do pensamento da psicologia, como o estruturalismo, o funcionalismo, o behaviorismo, a gestalt e a psicanálise, definem o conceito de desenvolvimento humano considerando as características universais das mudanças.
Por fim, vai conhecer as evoluções esperadas em termos de desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial ao longo da infância, da adolescência e da idade adulta.
A adolescência é marcada por uma grande transformação no desenvolvimento cognitivo, psicossocial e físico, talvez, mais proeminente que em outras fases da vida.
É uma etapa de transição entre o ser criança e o ser adulto, ou seja, entre a ingenuidade e a pureza do ser humano e a responsabilidade de um adulto. Isto implica em uma série de atitudes peculiares da adolescência.
Você verá como reconhecer os diferentes aspectos envolvidos nos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial na adolescência, os elementos fundamentais do desenvolvimento das principais características e identificar as atribuições da educação física na atenção aos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial nos adolescentes.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano.
O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil