O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e o psiquismo humano. Originou-se da filosofia e somente no século XIX atingiu o estatuto de cientificidade.
A partir desta época, a psicologia começa a estudar o comportamento e os fenômenos mentais com objetividade, métodos e técnicas específicas conforme método científico.
Surge a psicologia científica e experimental com a inauguração do primeiro laboratório experimental em 1878 por W.Wundt em Leipzig- Alemanha. Desde então, surgiram muitas correntes psicológicas e a multiplicidade das psicologias sobretudo no domínio prático (psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia cognitiva, etc…)
leva-nos na identificação de duas atitudes psicológicas básicas que correspondem a duas maneiras de se fazer psicologia: experimental e clínica.
A psicologia experimental com seus métodos teóricos-experimentais como o behaviorismo, cognitivismo, neuropsicologia e mais recentemente o conectivismo que estudam mais profundamente o comportamento humano.
A psicologia clínica trata da investigação sistemática de casos individuais ou grupais na exploração do psiquismo humano através da linguagem (da palavra), como também do tratamento terapêutico de certas neuroses e psicoses, onde temos a Psicanálise, Gestalt, Psicologia Analítica e etc. Não há dúvida que as linhas teóricas se completam, apesar de possuírem muitas divergências.
Você conhecerá a história da psicologia e entenderá como ela alcançou o seu estatuto de cientificidade, como também terá oportunidade de conhecer as três grandes doutrinas da psicologia: behaviorismo, psicanálise e gestalt e as áreas de atuação do psicólogo.
A Psicologia como ciência e profissão tem uma trajetória de discussão sobre o seu estatuto de cientificidade.
Esse debate acompanhou a formação da ciência moderna no Ocidente quando se passou a adotar o modelo das ciências da natureza como critério do que significa ser uma ciência.
Você aprenderá os antecedentes da Psicologia a partir do debate epistemológico que subjaz a sua formação, bem como a emergência desse campo como ciência independente.
Identificará também as problematizações sobre a Psicologia como ciência do comportamento ao se discutir a pluralidade teórica e metodológica dessa disciplina.
Neste material você vai conhecer os antecedentes teóricos da psicologia cognitiva. Os processos cognitivos são conceitos importantes na formação do psicólogo, já que compreender a mente humana faz parte do seu trabalho em diferentes campos de atuação.
A forma como o ser humano pensa, sente, percebe e interpreta o seu mundo está relacionada ao seu processo adaptativo de sobrevivência ao meio em que está inserido.
A psicologia cognitiva faz uma leitura dessa capacidade de adaptação e fornece subsídios para que profissionais possam auxiliar as pessoas em suas vidas.
A jornada que você inicia aqui busca entender como essas abordagens contribuíram para a formação da psicologia cognitiva, especialmente no que diz respeito à abordagem cognitiva-social, considerando o funcionalismo, o behaviorismo e o cognitivismo.
Você vai estudar a relação entre a psicologia da gestalt e a compreensão de fenômenos cognitivos dos seres humanos, como a percepção e a capacidade de insight, conceitos fundamentais para a atuação do psicólogo.
A psicologia social é um campo do conhecimento que se estabelece entre o final do século XIX e início do século XX. Seu surgimento é marcado por uma pluralidade de posicionamentos teóricos e de objetos de estudo, construindo uma trajetória própria enquanto campo do conhecimento.
Ainda que não seja possível estabelecer um ato fundacional preciso para a psicologia social enquanto ciência autônoma, é sabido que esse campo se produziu a partir de diferentes correntes teóricas.
Em termos gerais, a psicologia social pode ser dividida em psicologia social psicológica e psicologia social sociológica.
Tal distinção diz respeito a formas diferentes de entender teorias e objetos de estudo, pois a psicologia social psicológica se originou da aproximação com o positivismo e com as ciências naturais, já a psicologia social sociológica se relacionou com a sociologia.
Você vai aprender sobre as diferenças teóricas e as origens dessas duas linhas de estudo da psicologia social. Também vai conhecer mais sobre as aplicações contemporâneas e os principais desafios.
O aconselhamento psicológico é um processo estruturado de ajuda com base no estabelecimento de uma relação entre a pessoa e um conselheiro, sendo possível que o profissional ajude o paciente a tomar consciência de si, de suas limitações e potencialidades para resolver problemas.
Já a psicoterapia, como conhecemos nos dias atuais, é fruto de uma longa evolução. Ela é considerada um processo de compreensão, análise e intervenção, realizado pela aplicação de métodos e técnicas reconhecidas cientificamente, promovendo saúde mental, desenvolvimento pessoal e melhora nas capacidades individuais.
Você vai compreender os conceitos de psicoterapia e aconselhamento psicológico, suas aproximações e distanciamentos, reconhecer a psicoterapia como método terapêutico e como ela pode ser aplicada em diversos contextos.
O aconselhamento psicológico é o processo de interação entre sujeitos, conselheiro e cliente, e por muito tempo esteve ligado à orientação profissional.
No entanto, nos dias atuais, o aconselhamento se tornou uma prática da psicologia que levou a reflexões e mudanças na vida do sujeito dentro ou fora do âmbito profissional.
É importante que o profissional de psicologia compreenda a dinâmica que perpassa pelo aconselhamento, assim como os serviços em que o aconselhamento psicológico funciona de forma eficaz.
Você vai estudar as etapas do aconselhamento psicológico, compreender as semelhanças e diferenças entre o aconselhamento e a entrevista psicológica, bem como entender o funcionamento de um serviço de acompanhamento psicológico.
As teorias da personalidade, como campo de pesquisa, são pensadas há muitos milênios; os gregos já concebiam ideias e conceitos sobre a natureza do homem e sobre quais seriam as diferenças entre cada pessoa.
Hipócrates, Platão, Aristóteles e Teofrasto deixaram ricos materiais científicos e filosóficos que servem de base para a construção de conhecimento até os dias de hoje.
As teorias da personalidade, como campo de estudo dentro das ciências psicológicas, têm muita intimidade com as reflexões advindas das práticas protoclínicas.
É inegável que as formulações de métodos e as escutas das subjetividades, associadas a uma ampla gama de estudos filosóficos, antropológicos e literários, proporcionaram condições para a criação do novo campo de conhecimento nomeado teorias psicodinâmicas.
Como principais representantes desse lugar analítico estão: Freud, Adler, Jung e Rogers. Ao mesmo tempo, uma nova vertente de pesquisa se estabelecia, a psicologia experimental.
Wundt, considerado o pai da psicologia científica, foi o responsável pela abertura de instituições de ensino e de experimentos em psicologia.
Ele concebeu o estatuto da psicologia como ciência e profissão e as primeiras atuações laboratoriais da psicologia. Dentro desse eixo, os psicólogos experimentais consideram a personalidade algo produzido a partir da observação de conhecimentos prévios, e os principais representantes são Watson e Skinner.
Bandura também relaciona as personalidades ao processo de aprendizagem, e Allport, em contrapartida, intensifica a compreensão individual de cada processo formativo.
Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson e Sanford produziram um estudo socio-histórico que defende a personalidade como um produto social. Da mesma forma, para Erich Fromm, a personalidade só pode ser entendida a partir da história da humanidade.
Você vai estudar as principais relações epistemológicas das teorias da personalidade, bem como observar um panorama dos principais autores (Freud, Jung, Adler, Rogers, Bandura, Allport, Skinner e Watson) e as concepções tecidas sobre personalidade.
É devido às variações individuais que podemos perceber diferentes estilos de aprendizagem, personalidades e temperamentos.
Vamos abordar o modo como estas variações incidem sobre o desenvolvimento educacional.
Cada pessoa aprende e se expressa de forma singular. Conhecer as diferentes dimensões que compõem a totalidade humana permite que o ensino seja organizado de forma mais adequada e que o processo de ensino e aprendizagem seja mais fluido e harmônico, respeitando a personalidade, o temperamento e o estilo de aprendizagem de cada estudante.
A psicologia cognitiva visa à compreensão dos arquétipos mentais referentes a: processamento da informação, resolução de problemas, adaptação ao ambiente e estruturas do pensamento, entre outros aspectos fundamentais relacionados a cognição e inteligência.
Tem como base o estudo das formas como o sujeito percebe, aprende e interage com o conhecimento. Foi a partir desses conceitos que as pesquisas na abordagem cognitivo-comportamental se estabeleceram, tendo como aporte teórico o pensamento de Aaron Beck e seus colaboradores, especialmente Albert Ellis.
No Brasil, as primeiras experiências se difundiram durante as décadas de 1970 e 1980, quando alguns especialistas começaram, em seus cursos, a abordar a interface cognitiva como mediadora do comportamento, tendo como resposta sua consequente modificação.
Em outras palavras, entendeu-se a importância do processamento cognitivo, em detrimento do reforçamento ou apenas da prática baseada no estímulo-resposta.
Embora as terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) apresentem características empíricas e resultados cientificamente comprovados, ainda existe uma incipiência no que diz respeito à presença dessa abordagem nos cursos de graduação, e uma das reivindicações dos psicólogos que atuam no segmento acadêmico é justamente trazer mais visibilidade e qualidade à formação dos terapeutas cognitivo-comportamentais, possibilitando o contato com as bases que fundamentam essa prática desde o início da trajetória no ensino superior.
Você vai se aprofundar no percurso histórico e na construção metodológica que permeia a matriz da psicologia cognitiva no âmbito da abordagem das terapias cognitivo-comportamentais, que enfatizam a ideia de que as reações comportamentais e emocionais são diretamente influenciadas pela cognição, isto é, os pensamentos são determinantes no que diz respeito à percepção e entendimento das situações.
Você também vai se aprofundar no percurso histórico das TCCs no Brasil, bem como em sua presença no contexto acadêmico, desde as primeiras práticas até os dias atuais.
Assim como o relógio marcou o período mecanicista, no século XVII, e influenciou as primeiras explicações sobre a mente humana, o desenvolvimento de computadores foi utilizado como uma metáfora da mente, a partir do século XX.
O entendimento do processamento e do armazenamento de informações nos computadores foi um dos marcos do que ficou conhecido como revolução cognitiva. A história dos computadores remonta à Antiguidade, com o desenvolvimento de sistemas como o ábaco, para facilitar os cálculos numéricos.
Os computadores mais recentes evoluíram das pesquisas do matemático e engenheiro mecânico Charles Babbage (1791-1871) e do inventor Henry Hollerith (1860-1929).
Muito tempo se passou desde os primeiros modelos e para que os computadores chegassem às versões que se conhece atualmente, mas a ideia de comparação ou de transposição de habilidades entre máquinas e humanos persiste até hoje.
A revolução cognitiva ocorreu entre 1950 e 1960, em várias ciências, além da psicologia. Foi marcada pelas transformações técnicas e científicas da sociedade, que propiciaram avanços consideráveis na concepção de funcionamento mental e na possibilidade de pesquisas experimentais.
Além disso, a revolução cognitiva tentou superar a questão ontológica entre cérebro e mente. A escola de pensamento behaviorista, predominante até então, tinha banido da psicologia as referências e os estudos sobre a mente.
Você vai estudar a psicologia cognitiva desde os seus primórdios até a chamada segunda geração de terapias cognitivo-comportamentais (TCC), após a supremacia do behaviorismo. Além disso, vai conhecer alguns expoentes, principalmente o fundador da terapia cognitiva (TC), Aaron T. Beck.
A psicologia cognitiva propôs importantes mudanças para a psicologia, consideradas revolucionárias, inclusive pelo fato de buscar comprovação empírica de resultados em suas intervenções. Hoje, TCC é considerada uma sigla genérica para propostas diferentes e gerações de terapias.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e o psiquismo humano. Originou-se da filosofia e somente no século XIX atingiu o estatuto de cientificidade.
A partir desta época, a psicologia começa a estudar o comportamento e os fenômenos mentais com objetividade, métodos e técnicas específicas conforme método científico.
Surge a psicologia científica e experimental com a inauguração do primeiro laboratório experimental em 1878 por W.Wundt em Leipzig- Alemanha. Desde então, surgiram muitas correntes psicológicas e a multiplicidade das psicologias sobretudo no domínio prático (psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia cognitiva, etc…)
leva-nos na identificação de duas atitudes psicológicas básicas que correspondem a duas maneiras de se fazer psicologia: experimental e clínica.
A psicologia experimental com seus métodos teóricos-experimentais como o behaviorismo, cognitivismo, neuropsicologia e mais recentemente o conectivismo que estudam mais profundamente o comportamento humano.
A psicologia clínica trata da investigação sistemática de casos individuais ou grupais na exploração do psiquismo humano através da linguagem (da palavra), como também do tratamento terapêutico de certas neuroses e psicoses, onde temos a Psicanálise, Gestalt, Psicologia Analítica e etc. Não há dúvida que as linhas teóricas se completam, apesar de possuírem muitas divergências.
Você conhecerá a história da psicologia e entenderá como ela alcançou o seu estatuto de cientificidade, como também terá oportunidade de conhecer as três grandes doutrinas da psicologia: behaviorismo, psicanálise e gestalt e as áreas de atuação do psicólogo.
A Psicologia como ciência e profissão tem uma trajetória de discussão sobre o seu estatuto de cientificidade.
Esse debate acompanhou a formação da ciência moderna no Ocidente quando se passou a adotar o modelo das ciências da natureza como critério do que significa ser uma ciência.
Você aprenderá os antecedentes da Psicologia a partir do debate epistemológico que subjaz a sua formação, bem como a emergência desse campo como ciência independente.
Identificará também as problematizações sobre a Psicologia como ciência do comportamento ao se discutir a pluralidade teórica e metodológica dessa disciplina.
Neste material você vai conhecer os antecedentes teóricos da psicologia cognitiva. Os processos cognitivos são conceitos importantes na formação do psicólogo, já que compreender a mente humana faz parte do seu trabalho em diferentes campos de atuação.
A forma como o ser humano pensa, sente, percebe e interpreta o seu mundo está relacionada ao seu processo adaptativo de sobrevivência ao meio em que está inserido.
A psicologia cognitiva faz uma leitura dessa capacidade de adaptação e fornece subsídios para que profissionais possam auxiliar as pessoas em suas vidas.
A jornada que você inicia aqui busca entender como essas abordagens contribuíram para a formação da psicologia cognitiva, especialmente no que diz respeito à abordagem cognitiva-social, considerando o funcionalismo, o behaviorismo e o cognitivismo.
Você vai estudar a relação entre a psicologia da gestalt e a compreensão de fenômenos cognitivos dos seres humanos, como a percepção e a capacidade de insight, conceitos fundamentais para a atuação do psicólogo.
A psicologia social é um campo do conhecimento que se estabelece entre o final do século XIX e início do século XX. Seu surgimento é marcado por uma pluralidade de posicionamentos teóricos e de objetos de estudo, construindo uma trajetória própria enquanto campo do conhecimento.
Ainda que não seja possível estabelecer um ato fundacional preciso para a psicologia social enquanto ciência autônoma, é sabido que esse campo se produziu a partir de diferentes correntes teóricas.
Em termos gerais, a psicologia social pode ser dividida em psicologia social psicológica e psicologia social sociológica.
Tal distinção diz respeito a formas diferentes de entender teorias e objetos de estudo, pois a psicologia social psicológica se originou da aproximação com o positivismo e com as ciências naturais, já a psicologia social sociológica se relacionou com a sociologia.
Você vai aprender sobre as diferenças teóricas e as origens dessas duas linhas de estudo da psicologia social. Também vai conhecer mais sobre as aplicações contemporâneas e os principais desafios.
O aconselhamento psicológico é um processo estruturado de ajuda com base no estabelecimento de uma relação entre a pessoa e um conselheiro, sendo possível que o profissional ajude o paciente a tomar consciência de si, de suas limitações e potencialidades para resolver problemas.
Já a psicoterapia, como conhecemos nos dias atuais, é fruto de uma longa evolução. Ela é considerada um processo de compreensão, análise e intervenção, realizado pela aplicação de métodos e técnicas reconhecidas cientificamente, promovendo saúde mental, desenvolvimento pessoal e melhora nas capacidades individuais.
Você vai compreender os conceitos de psicoterapia e aconselhamento psicológico, suas aproximações e distanciamentos, reconhecer a psicoterapia como método terapêutico e como ela pode ser aplicada em diversos contextos.
O aconselhamento psicológico é o processo de interação entre sujeitos, conselheiro e cliente, e por muito tempo esteve ligado à orientação profissional.
No entanto, nos dias atuais, o aconselhamento se tornou uma prática da psicologia que levou a reflexões e mudanças na vida do sujeito dentro ou fora do âmbito profissional.
É importante que o profissional de psicologia compreenda a dinâmica que perpassa pelo aconselhamento, assim como os serviços em que o aconselhamento psicológico funciona de forma eficaz.
Você vai estudar as etapas do aconselhamento psicológico, compreender as semelhanças e diferenças entre o aconselhamento e a entrevista psicológica, bem como entender o funcionamento de um serviço de acompanhamento psicológico.
As teorias da personalidade, como campo de pesquisa, são pensadas há muitos milênios; os gregos já concebiam ideias e conceitos sobre a natureza do homem e sobre quais seriam as diferenças entre cada pessoa.
Hipócrates, Platão, Aristóteles e Teofrasto deixaram ricos materiais científicos e filosóficos que servem de base para a construção de conhecimento até os dias de hoje.
As teorias da personalidade, como campo de estudo dentro das ciências psicológicas, têm muita intimidade com as reflexões advindas das práticas protoclínicas.
É inegável que as formulações de métodos e as escutas das subjetividades, associadas a uma ampla gama de estudos filosóficos, antropológicos e literários, proporcionaram condições para a criação do novo campo de conhecimento nomeado teorias psicodinâmicas.
Como principais representantes desse lugar analítico estão: Freud, Adler, Jung e Rogers. Ao mesmo tempo, uma nova vertente de pesquisa se estabelecia, a psicologia experimental.
Wundt, considerado o pai da psicologia científica, foi o responsável pela abertura de instituições de ensino e de experimentos em psicologia.
Ele concebeu o estatuto da psicologia como ciência e profissão e as primeiras atuações laboratoriais da psicologia. Dentro desse eixo, os psicólogos experimentais consideram a personalidade algo produzido a partir da observação de conhecimentos prévios, e os principais representantes são Watson e Skinner.
Bandura também relaciona as personalidades ao processo de aprendizagem, e Allport, em contrapartida, intensifica a compreensão individual de cada processo formativo.
Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson e Sanford produziram um estudo socio-histórico que defende a personalidade como um produto social. Da mesma forma, para Erich Fromm, a personalidade só pode ser entendida a partir da história da humanidade.
Você vai estudar as principais relações epistemológicas das teorias da personalidade, bem como observar um panorama dos principais autores (Freud, Jung, Adler, Rogers, Bandura, Allport, Skinner e Watson) e as concepções tecidas sobre personalidade.
É devido às variações individuais que podemos perceber diferentes estilos de aprendizagem, personalidades e temperamentos.
Vamos abordar o modo como estas variações incidem sobre o desenvolvimento educacional.
Cada pessoa aprende e se expressa de forma singular. Conhecer as diferentes dimensões que compõem a totalidade humana permite que o ensino seja organizado de forma mais adequada e que o processo de ensino e aprendizagem seja mais fluido e harmônico, respeitando a personalidade, o temperamento e o estilo de aprendizagem de cada estudante.
A psicologia cognitiva visa à compreensão dos arquétipos mentais referentes a: processamento da informação, resolução de problemas, adaptação ao ambiente e estruturas do pensamento, entre outros aspectos fundamentais relacionados a cognição e inteligência.
Tem como base o estudo das formas como o sujeito percebe, aprende e interage com o conhecimento. Foi a partir desses conceitos que as pesquisas na abordagem cognitivo-comportamental se estabeleceram, tendo como aporte teórico o pensamento de Aaron Beck e seus colaboradores, especialmente Albert Ellis.
No Brasil, as primeiras experiências se difundiram durante as décadas de 1970 e 1980, quando alguns especialistas começaram, em seus cursos, a abordar a interface cognitiva como mediadora do comportamento, tendo como resposta sua consequente modificação.
Em outras palavras, entendeu-se a importância do processamento cognitivo, em detrimento do reforçamento ou apenas da prática baseada no estímulo-resposta.
Embora as terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) apresentem características empíricas e resultados cientificamente comprovados, ainda existe uma incipiência no que diz respeito à presença dessa abordagem nos cursos de graduação, e uma das reivindicações dos psicólogos que atuam no segmento acadêmico é justamente trazer mais visibilidade e qualidade à formação dos terapeutas cognitivo-comportamentais, possibilitando o contato com as bases que fundamentam essa prática desde o início da trajetória no ensino superior.
Você vai se aprofundar no percurso histórico e na construção metodológica que permeia a matriz da psicologia cognitiva no âmbito da abordagem das terapias cognitivo-comportamentais, que enfatizam a ideia de que as reações comportamentais e emocionais são diretamente influenciadas pela cognição, isto é, os pensamentos são determinantes no que diz respeito à percepção e entendimento das situações.
Você também vai se aprofundar no percurso histórico das TCCs no Brasil, bem como em sua presença no contexto acadêmico, desde as primeiras práticas até os dias atuais.
Assim como o relógio marcou o período mecanicista, no século XVII, e influenciou as primeiras explicações sobre a mente humana, o desenvolvimento de computadores foi utilizado como uma metáfora da mente, a partir do século XX.
O entendimento do processamento e do armazenamento de informações nos computadores foi um dos marcos do que ficou conhecido como revolução cognitiva. A história dos computadores remonta à Antiguidade, com o desenvolvimento de sistemas como o ábaco, para facilitar os cálculos numéricos.
Os computadores mais recentes evoluíram das pesquisas do matemático e engenheiro mecânico Charles Babbage (1791-1871) e do inventor Henry Hollerith (1860-1929).
Muito tempo se passou desde os primeiros modelos e para que os computadores chegassem às versões que se conhece atualmente, mas a ideia de comparação ou de transposição de habilidades entre máquinas e humanos persiste até hoje.
A revolução cognitiva ocorreu entre 1950 e 1960, em várias ciências, além da psicologia. Foi marcada pelas transformações técnicas e científicas da sociedade, que propiciaram avanços consideráveis na concepção de funcionamento mental e na possibilidade de pesquisas experimentais.
Além disso, a revolução cognitiva tentou superar a questão ontológica entre cérebro e mente. A escola de pensamento behaviorista, predominante até então, tinha banido da psicologia as referências e os estudos sobre a mente.
Você vai estudar a psicologia cognitiva desde os seus primórdios até a chamada segunda geração de terapias cognitivo-comportamentais (TCC), após a supremacia do behaviorismo. Além disso, vai conhecer alguns expoentes, principalmente o fundador da terapia cognitiva (TC), Aaron T. Beck.
A psicologia cognitiva propôs importantes mudanças para a psicologia, consideradas revolucionárias, inclusive pelo fato de buscar comprovação empírica de resultados em suas intervenções. Hoje, TCC é considerada uma sigla genérica para propostas diferentes e gerações de terapias.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
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Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil