O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A Psicologia como ciência e profissão tem uma trajetória de discussão sobre o seu estatuto de cientificidade.
Esse debate acompanhou a formação da ciência moderna no Ocidente quando se passou a adotar o modelo das ciências da natureza como critério do que significa ser uma ciência.
Você aprenderá os antecedentes da Psicologia a partir do debate epistemológico que subjaz a sua formação, bem como a emergência desse campo como ciência independente.
Identificará também as problematizações sobre a Psicologia como ciência do comportamento ao se discutir a pluralidade teórica e metodológica dessa disciplina.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e o psiquismo humano. Originou-se da filosofia e somente no século XIX atingiu o estatuto de cientificidade.
A partir desta época, a psicologia começa a estudar o comportamento e os fenômenos mentais com objetividade, métodos e técnicas específicas conforme método científico.
Surge a psicologia científica e experimental com a inauguração do primeiro laboratório experimental em 1878 por W.Wundt em Leipzig- Alemanha.
Desde então, surgiram muitas correntes psicológicas e a multiplicidade das psicologias sobretudo no domínio prático (psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia cognitiva, etc…) leva-nos na identificação de duas atitudes psicológicas básicas que correspondem a duas maneiras de se fazer psicologia: experimental e clínica.
A psicologia experimental com seus métodos teóricos-experimentais como o behaviorismo, cognitivismo, neuropsicológica e mais recentemente o conectivismo que estudam mais profundamente o comportamento humano.
A psicologia clínica trata da investigação sistemática de casos individuais ou grupais na exploração do psiquismo humano através da linguagem (da palavra), como também do tratamento terapêutico de certas neuroses e psicoses, onde temos a Psicanálise, Gestalt, Psicologia Analítica e etc.
Não há dúvida que as linhas teóricas se completam, apesar de possuírem muitas divergências.
Você conhecerá a história da psicologia e entenderá como ela alcançou o seu estatuto de cientificidade, como também terá oportunidade de conhecer as três grandes doutrinas da psicologia: behaviorismo, psicanálise e gestalt e as áreas de atuação do psicólogo.
O conhecimento dos aspectos da personalidade e do comportamento é um componente básico para o entendimento dos processos de consumo. Para tanto, a psicologia do consumo auxilia a compreensão, de maneira ampliada, do comportamento de consumo humano individualmente e coletivamente.
Você estudará as noções de personalidade relacionadas ao consumo, as bases para o comportamento relacionado ao consumo e, por fim, a relação entre personalidade e comportamento, sob a perspectiva da psicologia do consumo
A personalidade vem sendo estudada há muito tempo, a partir da preocupação do homem com suas percepções, emoções e pensamento racional sobre si mesmo, sobre o mundo e os demais seres humanos.
Essas questões sempre foram apresentadas por grandes filósofos, como Hipócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Kierkegaard, Locke, Nietzsche e muitos outros, que ainda são referenciados e estudados.
A teoria da personalidade é abrangente, pois seu estudo envolve várias concepções que são resultado de investigações científicas de diversos pesquisadores e estudiosos com seus pontos de vista, referenciais teóricos e métodos diferenciados.
O importante nesse estudo é saber que a definição da personalidade de determinado teórico representará sua inclinação por um referencial específico e seus métodos de investigação.
Serão estudadas especificamente as abordagens que consideram que a personalidade é motivada por forças e conflitos internos de pouca consciência e controle pelo indivíduo – as chamadas Teorias Psicodinâmicas, cujo pioneiro foi Sigmund Freud, seguido posteriormente por Carl Jung, Karen Horney e Alfred Adler.
Serão abordadas também a Teoria dos Cinco Fatores e as contribuições de Gordon Allport, Hans Eysenck e Raymond Catell para o entendimento da Teoria dos Traços de Personalidade.
O TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) é caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Você vai conhecer os Transtornos Globais do Desenvolvimento, bem como suas principais características.
As pesquisas e o Censo do IBGE não realizam o levantamento de informações completas que permitam diagnosticar a situação dos indivíduos com TGD, esse cenário evidencia o descaso histórico em relação ao tema.
Indicadores auxiliares ajudam a traçar um panorama geral da situação, no Brasil são poucos estudos tanto no campo da saúde quanto na educação, ocasionando a falta de sistematização dos dados, o que faz com que uma parcela significativa dos profissionais da educação desconheça as particularidades desses transtornos.
A falta de informação, que muitas vezes gera preconceito em relação a essas pessoas, contribui para a exclusão social, sobretudo dos menos favorecidos socialmente.
Faltam dados acerca de quem são e onde estão esses sujeitos, sobre serviços especializados e o caminho escolar dos alunos com TGD.
O professor precisa buscar novos conhecimentos para compreender as diferenças e como lidar com o indivíduo com TGD. Você vai estudar TGD e implicações para a aprendizagem, além de identificar os comprometimentos do TGD na aprendizagem.
Você sabia que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica?
Foi desencadeado em defesa do direito de todos os alunos participarem e aprenderem juntos sem nenhum tipo de discriminação.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Você vai conhecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento apresentado pelo MEC em parceria com a SEESP com o objetivo de acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Pessoas com deficiência foram, por muito tempo, impedidas de frequentar a escola regular.
Isso mudou com o avanço das legislações específicas que asseguram esse direito e ainda afirmam que as escolas devem oferecer recursos para atender às possíveis necessidades que esses alunos possam apresentar no seu processo de ensino-aprendizagem.
Com isso, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de recursos multifuncionais, local que conta com inúmeras ferramentas e professor capacitado para criar estratégias que permitam que o aluno com deficiência tenha o seu processo de aprendizagem realizado com excelência.
Você irá reconhecer os procedimentos pedagógicos específicos para atender aos alunos com diferentes tipos de deficiência, analisando os níveis de orientação e instrução adaptados às suas necessidades, conhecendo o funcionamento e o material necessário para uma sala de recursos multifuncionais.
A história da psicologia humanista perpassa por longos processos e influências filosóficas.
Para entender a matriz do pensamento humanista, é preciso fazer um resgate histórico de outras matrizes de pensamento relacionadas e compreender a evolução das visões de homem desde o positivismo.
Até a primeira metade do século XIX, prevalecia o pensamento positivista e mecanicista.
Nesse período, acreditava-se ser possível estudar o homem de forma simples e objetiva, a partir daquilo que era meramente observável, pois ainda não se levava em consideração a subjetividade humana.
Somente a partir das matrizes de pensamento fenomenológico-existenciais é que se abriu espaço para o desenvolvimento de correntes teóricas que levassem em consideração os valores, as potencialidades e a subjetividade humana.
Você vai compreender como se deu o desenvolvimento da psicologia humanista, debruçando-se sobre o zeigheist, ou seja, sobre o espírito de época dessa ciência. Também vai aprender quais foram os principais fundamentos filosóficos e quais são as principais abordagens de base humanista.
Compreender o indivíduo em sua totalidade, guardando as similaridades com os demais sujeitos, mas considerando ainda as possibilidades do “vir a ser” e das potencialidades humanas que poderiam ser desenvolvidas e exploradas: essas são algumas das contribuições do psicólogo Abraham Maslow às abordagens humanistas da psicologia.
Essas contribuições extrapolaram o campo da psicologia, chegando a outras disciplinas, mas, nesse campo, fundamenta uma corrente analítica própria e uma metodologia de análise específica, que não passou incólume às críticas, mas manteve seu espaço entre as possibilidades no auxílio a indivíduos que buscam protagonizar o próprio desenvolvimento na busca da satisfação pessoal.
Você irá identificar e apontar as contribuições de Maslow para a psicologia de base humanista, compreender sua biografia e sua proposta de intepretação da natureza humana, além de verificar pontualmente, salientando semelhanças e diferenças, os componentes da hierarquia das necessidades proposta pelo autor.
Na modernidade, se viu o esfriamento das emoções e de seu valor frente a movimentos excessivamente racionalistas e cientificistas.
Movimentos como o neokantiano e positivista estabeleceram as bases para se pensar o modo de vida de forma objetiva. Nesse contexto, a psicologia acabou por desenvolver métodos próprios para esse modo de pensar, tais como o behaviorismo.
Ao fim do século XIX e começo do século XX, tais formas de compreender o mundo passaram por uma crise de fundamento, pois essa visão já não comportava os problemas que se colocavam. Fala-se aqui de um período pré-guerra.
Ao longo da primeira parte do século XX, com tensões políticas, crises institucionais e crescente problemas éticos-morais, toda aquela certeza sobre o homem iluminista moderno declinou.
Assim, surge a fenomenologia. Primeiramente com Husserl, e posteriormente com o seu aluno Heidegger, a fenomenologia abre espaço para se pensar o ser, a subjetividade e o conhecimento de um outro modo.
Tal dignificação dos anseios subjetivos humanos leva ao surgimento do existencialismo, tendo como o seu principal precursor o filósofo francês Jean-Paul Sartre. Ambas as teorias trouxeram uma importante contribuição para a renovação no modo de pensar a psicoterapia.
Você compreenderá como o modelo do pensamento moderno se mostrou insuficiente para pensar as questões contemporâneas. Entenderá a relação, tanto aproximativa quanto diferencial, entre a fenomenologia e o existencialismo.
Por fim, verá como a fenomenologia e o existencialismo possibilitaram outro modo de pensar a psicologia.
Os estudos sobre o comportamento são enunciados pela psicologia, mas a constituição e a consolidação dessa ciência foi fundamentada pelo compromisso de pesquisadores, em sua maioria norte-americanos, a exemplo de John B. Watson, B. F. Skinner e F. Keller.
A psicologia do comportamento, também identificada como psicologia behaviorista, é uma abordagem que entende que o comportamento é plausível de ser estudado com base em experimentos, em que a relação sujeito e ambiente é essencial para a análise do comportamento.
Você vai aprender um pouco mais sobre os principais representantes dessa ciência e os diferentes experimentos realizados com foco no estudo do comportamento e que resultaram em teorias como: resposta-estímulo, contingência e comportamento operante.
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) são uma categoria de distúrbios do neurodesenvolvimento que afetam o andamento nas áreas da comunicação, interação social e comportamento.
De acordo com a nova classificação do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-V), o TID, que antes englobava Autismo Clássico, Transtorno de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento — Sem Outra Especificação, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância, passou a representar um único diagnóstico, o de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O trabalho realizado junto a crianças com esse transtorno é um desafio que exigirá de você disposição profissional, informação, capacitação e sensibilidade para compreender as necessidades específicas que elas apresentam, de modo que você possa adotar as estratégias mais adequadas de intervenção, visando à sua inclusão educacional e social.
Você terá oportunidade de construir conhecimentos sobre o TEA, em suas variadas formas de manifestação. Inicialmente, conhecerá algumas características mais gerais do espectro autista para, em seguida, conhecer como essas características variam no Autismo Típico e no transtorno de Asperger.
Finalmente, conhecerá a Síndrome de Rett e os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento não especificados na literatura científica.
A linguagem é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Pode-se dizer que foi através dela que a humanidade conquistou a sua evolução em diferentes aspectos, e, para o indivíduo autista, não é diferente.
Você vai aprender mais sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e conhecerá os mecanismos da construção da linguagem do indivíduo autista; além disso, verá que, após o diagnóstico correto, é possível também desenvolver a sua linguagem.
A gestão da qualidade possibilita o uso de ferramentas estruturantes que oportunizam um trabalho parametrizado, expresso em normas e especificações nacionais e internacionais.
Organizações de saúde que estão preocupadas em garantir a qualidade do atendimento à população frequentemente estão em busca de certificações e processos de acreditação para revelar a sua responsabilidade com a qualidade de todos os seus serviços.
Você vai aprender sobre um conjunto de medidas de biossegurança, visando a melhor estruturação das unidades de saúde, o que inclui os critérios para certificações e acreditações em saúde.
O uso de indicadores contribui para revelar os problemas de um setor e serve como guia para a gestão no monitoramento e na avalição de atividades.
Os indicadores apontam informações valiosas para os gestores a respeito de seu desempenho e, a partir dos resultados e da comparação com metas previamente estabelecidas, contribuem na tomada de decisões para melhoria contínua.
Um indicador pode ser uma taxa ou coeficiente, um índice, um número absoluto ou um fato.
Você vai aprender sobre a importância dos indicadores como ferramenta para impulsionar a qualidade e a produtividade nas organizações de saúde.
Além disso, vai ver que o êxito de uma organização está diretamente ligado a um efetivo sistema de gestão, tendo como principal propósito a satisfação de seus clientes e, por consequência, o aumento de sua competitividade no mercado.
Uma das principais características do trabalho em saúde é a sua complexidade, devido às múltiplas facetas que envolvem o processo de manter e recobrar a saúde.
Mediante essa constatação, é perceptível a necessidade de profissionais que, trabalhando em equipe, desenvolvem as atividades necessárias nos estabelecimentos de saúde para garantir o funcionamento da estrutura e dos serviços ligados diretamente aos usuários e às suas famílias.
Dessa forma, nesse cenário, o trabalho em equipe ganha destaque, no qual cada profissional necessita reconhecer suas competências e limitações, estabelecer conexões e inter-relações com outros profissionais e colegas, comunicar-se adequadamente e seguir a liderança e as normas do estabelecimento de saúde.
Trabalhar em equipe é, sem dúvida, um desafio, uma prática constante, um processo de aprendizagem diário baseado no respeito ao outro, mantendo o foco das ações no paciente!
Você verá como o trabalho da equipe em saúde pode impactar no atendimento aos usuários.
Você vai reconhecer também as características essenciais para que, ao ser adequadamente gerenciada, a equipe possa ser eficaz em suas ações e propósitos.
A realização de uma pesquisa consiste em um processo, e desse modo apresenta um ponto de partida, uma etapa inicial. E qual seria ela? Qual a primeira coisa a ser feita quando se decide realizar uma pesquisa?
Você poderia pensar que é a coleta de dados, mas estaria enganado, pois essa é uma atividade da fase de execução da pesquisa, e antes dela existem outras importantes etapas a serem cumpridas.
Você poderia pensar que é o projeto, e nesse caso estaria quase lá, mas ainda existe uma etapa anterior, que é o planejamento.
Planejar é a primeira coisa a ser feita em uma pesquisa. O planejamento é essencial para a boa condução do estudo, é a etapa do “pensar” a pesquisa antes de agir, de executar o trabalho.
E tudo que for pensado no planejamento será registrado no projeto, que servirá de guia para tudo que será realizado daquele ponto em diante, o que faz do projeto uma etapa também muito importante.
Você irá estudar o planejamento e o projeto de pesquisa.
Saberá mais sobre ambos, de maneira a compreender a relação e a diferença entre eles, bem como conhecer as etapas do planejamento e as fases do projeto, ambas servindo de maneira expressiva à realização de uma pesquisa científica.
Todo texto tem um propósito central, que é a transmissão de uma mensagem. Tal transmissão corresponde a uma interação entre dois personagens centrais, o autor e o leitor.
Contudo, existem diversos tipos de texto, cada um com características e propriedades particulares, as quais os distinguem e, naturalmente, conduzem a outras diferenças, que dizem respeito a questões como leitura e interpretação dos textos. Um desses tipos é o texto científico.
Você estudará as características e as propriedades dos textos científicos.
Além disso, verá os impactos dessas particularidades sobre a leitura e a interpretação de textos científicos.
Por fim, conhecerá os elementos principais desses textos, além de ver como realizar uma leitura adequada.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A Psicologia como ciência e profissão tem uma trajetória de discussão sobre o seu estatuto de cientificidade.
Esse debate acompanhou a formação da ciência moderna no Ocidente quando se passou a adotar o modelo das ciências da natureza como critério do que significa ser uma ciência.
Você aprenderá os antecedentes da Psicologia a partir do debate epistemológico que subjaz a sua formação, bem como a emergência desse campo como ciência independente.
Identificará também as problematizações sobre a Psicologia como ciência do comportamento ao se discutir a pluralidade teórica e metodológica dessa disciplina.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e o psiquismo humano. Originou-se da filosofia e somente no século XIX atingiu o estatuto de cientificidade.
A partir desta época, a psicologia começa a estudar o comportamento e os fenômenos mentais com objetividade, métodos e técnicas específicas conforme método científico.
Surge a psicologia científica e experimental com a inauguração do primeiro laboratório experimental em 1878 por W.Wundt em Leipzig- Alemanha.
Desde então, surgiram muitas correntes psicológicas e a multiplicidade das psicologias sobretudo no domínio prático (psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia cognitiva, etc…) leva-nos na identificação de duas atitudes psicológicas básicas que correspondem a duas maneiras de se fazer psicologia: experimental e clínica.
A psicologia experimental com seus métodos teóricos-experimentais como o behaviorismo, cognitivismo, neuropsicológica e mais recentemente o conectivismo que estudam mais profundamente o comportamento humano.
A psicologia clínica trata da investigação sistemática de casos individuais ou grupais na exploração do psiquismo humano através da linguagem (da palavra), como também do tratamento terapêutico de certas neuroses e psicoses, onde temos a Psicanálise, Gestalt, Psicologia Analítica e etc.
Não há dúvida que as linhas teóricas se completam, apesar de possuírem muitas divergências.
Você conhecerá a história da psicologia e entenderá como ela alcançou o seu estatuto de cientificidade, como também terá oportunidade de conhecer as três grandes doutrinas da psicologia: behaviorismo, psicanálise e gestalt e as áreas de atuação do psicólogo.
O conhecimento dos aspectos da personalidade e do comportamento é um componente básico para o entendimento dos processos de consumo. Para tanto, a psicologia do consumo auxilia a compreensão, de maneira ampliada, do comportamento de consumo humano individualmente e coletivamente.
Você estudará as noções de personalidade relacionadas ao consumo, as bases para o comportamento relacionado ao consumo e, por fim, a relação entre personalidade e comportamento, sob a perspectiva da psicologia do consumo
A personalidade vem sendo estudada há muito tempo, a partir da preocupação do homem com suas percepções, emoções e pensamento racional sobre si mesmo, sobre o mundo e os demais seres humanos.
Essas questões sempre foram apresentadas por grandes filósofos, como Hipócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Kierkegaard, Locke, Nietzsche e muitos outros, que ainda são referenciados e estudados.
A teoria da personalidade é abrangente, pois seu estudo envolve várias concepções que são resultado de investigações científicas de diversos pesquisadores e estudiosos com seus pontos de vista, referenciais teóricos e métodos diferenciados.
O importante nesse estudo é saber que a definição da personalidade de determinado teórico representará sua inclinação por um referencial específico e seus métodos de investigação.
Serão estudadas especificamente as abordagens que consideram que a personalidade é motivada por forças e conflitos internos de pouca consciência e controle pelo indivíduo – as chamadas Teorias Psicodinâmicas, cujo pioneiro foi Sigmund Freud, seguido posteriormente por Carl Jung, Karen Horney e Alfred Adler.
Serão abordadas também a Teoria dos Cinco Fatores e as contribuições de Gordon Allport, Hans Eysenck e Raymond Catell para o entendimento da Teoria dos Traços de Personalidade.
O TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) é caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Você vai conhecer os Transtornos Globais do Desenvolvimento, bem como suas principais características.
As pesquisas e o Censo do IBGE não realizam o levantamento de informações completas que permitam diagnosticar a situação dos indivíduos com TGD, esse cenário evidencia o descaso histórico em relação ao tema.
Indicadores auxiliares ajudam a traçar um panorama geral da situação, no Brasil são poucos estudos tanto no campo da saúde quanto na educação, ocasionando a falta de sistematização dos dados, o que faz com que uma parcela significativa dos profissionais da educação desconheça as particularidades desses transtornos.
A falta de informação, que muitas vezes gera preconceito em relação a essas pessoas, contribui para a exclusão social, sobretudo dos menos favorecidos socialmente.
Faltam dados acerca de quem são e onde estão esses sujeitos, sobre serviços especializados e o caminho escolar dos alunos com TGD.
O professor precisa buscar novos conhecimentos para compreender as diferenças e como lidar com o indivíduo com TGD. Você vai estudar TGD e implicações para a aprendizagem, além de identificar os comprometimentos do TGD na aprendizagem.
Você sabia que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica?
Foi desencadeado em defesa do direito de todos os alunos participarem e aprenderem juntos sem nenhum tipo de discriminação.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Você vai conhecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento apresentado pelo MEC em parceria com a SEESP com o objetivo de acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Pessoas com deficiência foram, por muito tempo, impedidas de frequentar a escola regular.
Isso mudou com o avanço das legislações específicas que asseguram esse direito e ainda afirmam que as escolas devem oferecer recursos para atender às possíveis necessidades que esses alunos possam apresentar no seu processo de ensino-aprendizagem.
Com isso, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de recursos multifuncionais, local que conta com inúmeras ferramentas e professor capacitado para criar estratégias que permitam que o aluno com deficiência tenha o seu processo de aprendizagem realizado com excelência.
Você irá reconhecer os procedimentos pedagógicos específicos para atender aos alunos com diferentes tipos de deficiência, analisando os níveis de orientação e instrução adaptados às suas necessidades, conhecendo o funcionamento e o material necessário para uma sala de recursos multifuncionais.
A história da psicologia humanista perpassa por longos processos e influências filosóficas.
Para entender a matriz do pensamento humanista, é preciso fazer um resgate histórico de outras matrizes de pensamento relacionadas e compreender a evolução das visões de homem desde o positivismo.
Até a primeira metade do século XIX, prevalecia o pensamento positivista e mecanicista.
Nesse período, acreditava-se ser possível estudar o homem de forma simples e objetiva, a partir daquilo que era meramente observável, pois ainda não se levava em consideração a subjetividade humana.
Somente a partir das matrizes de pensamento fenomenológico-existenciais é que se abriu espaço para o desenvolvimento de correntes teóricas que levassem em consideração os valores, as potencialidades e a subjetividade humana.
Você vai compreender como se deu o desenvolvimento da psicologia humanista, debruçando-se sobre o zeigheist, ou seja, sobre o espírito de época dessa ciência. Também vai aprender quais foram os principais fundamentos filosóficos e quais são as principais abordagens de base humanista.
Compreender o indivíduo em sua totalidade, guardando as similaridades com os demais sujeitos, mas considerando ainda as possibilidades do “vir a ser” e das potencialidades humanas que poderiam ser desenvolvidas e exploradas: essas são algumas das contribuições do psicólogo Abraham Maslow às abordagens humanistas da psicologia.
Essas contribuições extrapolaram o campo da psicologia, chegando a outras disciplinas, mas, nesse campo, fundamenta uma corrente analítica própria e uma metodologia de análise específica, que não passou incólume às críticas, mas manteve seu espaço entre as possibilidades no auxílio a indivíduos que buscam protagonizar o próprio desenvolvimento na busca da satisfação pessoal.
Você irá identificar e apontar as contribuições de Maslow para a psicologia de base humanista, compreender sua biografia e sua proposta de intepretação da natureza humana, além de verificar pontualmente, salientando semelhanças e diferenças, os componentes da hierarquia das necessidades proposta pelo autor.
Na modernidade, se viu o esfriamento das emoções e de seu valor frente a movimentos excessivamente racionalistas e cientificistas.
Movimentos como o neokantiano e positivista estabeleceram as bases para se pensar o modo de vida de forma objetiva. Nesse contexto, a psicologia acabou por desenvolver métodos próprios para esse modo de pensar, tais como o behaviorismo.
Ao fim do século XIX e começo do século XX, tais formas de compreender o mundo passaram por uma crise de fundamento, pois essa visão já não comportava os problemas que se colocavam. Fala-se aqui de um período pré-guerra.
Ao longo da primeira parte do século XX, com tensões políticas, crises institucionais e crescente problemas éticos-morais, toda aquela certeza sobre o homem iluminista moderno declinou.
Assim, surge a fenomenologia. Primeiramente com Husserl, e posteriormente com o seu aluno Heidegger, a fenomenologia abre espaço para se pensar o ser, a subjetividade e o conhecimento de um outro modo.
Tal dignificação dos anseios subjetivos humanos leva ao surgimento do existencialismo, tendo como o seu principal precursor o filósofo francês Jean-Paul Sartre. Ambas as teorias trouxeram uma importante contribuição para a renovação no modo de pensar a psicoterapia.
Você compreenderá como o modelo do pensamento moderno se mostrou insuficiente para pensar as questões contemporâneas. Entenderá a relação, tanto aproximativa quanto diferencial, entre a fenomenologia e o existencialismo.
Por fim, verá como a fenomenologia e o existencialismo possibilitaram outro modo de pensar a psicologia.
Os estudos sobre o comportamento são enunciados pela psicologia, mas a constituição e a consolidação dessa ciência foi fundamentada pelo compromisso de pesquisadores, em sua maioria norte-americanos, a exemplo de John B. Watson, B. F. Skinner e F. Keller.
A psicologia do comportamento, também identificada como psicologia behaviorista, é uma abordagem que entende que o comportamento é plausível de ser estudado com base em experimentos, em que a relação sujeito e ambiente é essencial para a análise do comportamento.
Você vai aprender um pouco mais sobre os principais representantes dessa ciência e os diferentes experimentos realizados com foco no estudo do comportamento e que resultaram em teorias como: resposta-estímulo, contingência e comportamento operante.
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) são uma categoria de distúrbios do neurodesenvolvimento que afetam o andamento nas áreas da comunicação, interação social e comportamento.
De acordo com a nova classificação do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-V), o TID, que antes englobava Autismo Clássico, Transtorno de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento — Sem Outra Especificação, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância, passou a representar um único diagnóstico, o de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O trabalho realizado junto a crianças com esse transtorno é um desafio que exigirá de você disposição profissional, informação, capacitação e sensibilidade para compreender as necessidades específicas que elas apresentam, de modo que você possa adotar as estratégias mais adequadas de intervenção, visando à sua inclusão educacional e social.
Você terá oportunidade de construir conhecimentos sobre o TEA, em suas variadas formas de manifestação. Inicialmente, conhecerá algumas características mais gerais do espectro autista para, em seguida, conhecer como essas características variam no Autismo Típico e no transtorno de Asperger.
Finalmente, conhecerá a Síndrome de Rett e os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento não especificados na literatura científica.
A linguagem é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Pode-se dizer que foi através dela que a humanidade conquistou a sua evolução em diferentes aspectos, e, para o indivíduo autista, não é diferente.
Você vai aprender mais sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e conhecerá os mecanismos da construção da linguagem do indivíduo autista; além disso, verá que, após o diagnóstico correto, é possível também desenvolver a sua linguagem.
A gestão da qualidade possibilita o uso de ferramentas estruturantes que oportunizam um trabalho parametrizado, expresso em normas e especificações nacionais e internacionais.
Organizações de saúde que estão preocupadas em garantir a qualidade do atendimento à população frequentemente estão em busca de certificações e processos de acreditação para revelar a sua responsabilidade com a qualidade de todos os seus serviços.
Você vai aprender sobre um conjunto de medidas de biossegurança, visando a melhor estruturação das unidades de saúde, o que inclui os critérios para certificações e acreditações em saúde.
O uso de indicadores contribui para revelar os problemas de um setor e serve como guia para a gestão no monitoramento e na avalição de atividades.
Os indicadores apontam informações valiosas para os gestores a respeito de seu desempenho e, a partir dos resultados e da comparação com metas previamente estabelecidas, contribuem na tomada de decisões para melhoria contínua.
Um indicador pode ser uma taxa ou coeficiente, um índice, um número absoluto ou um fato.
Você vai aprender sobre a importância dos indicadores como ferramenta para impulsionar a qualidade e a produtividade nas organizações de saúde.
Além disso, vai ver que o êxito de uma organização está diretamente ligado a um efetivo sistema de gestão, tendo como principal propósito a satisfação de seus clientes e, por consequência, o aumento de sua competitividade no mercado.
Uma das principais características do trabalho em saúde é a sua complexidade, devido às múltiplas facetas que envolvem o processo de manter e recobrar a saúde.
Mediante essa constatação, é perceptível a necessidade de profissionais que, trabalhando em equipe, desenvolvem as atividades necessárias nos estabelecimentos de saúde para garantir o funcionamento da estrutura e dos serviços ligados diretamente aos usuários e às suas famílias.
Dessa forma, nesse cenário, o trabalho em equipe ganha destaque, no qual cada profissional necessita reconhecer suas competências e limitações, estabelecer conexões e inter-relações com outros profissionais e colegas, comunicar-se adequadamente e seguir a liderança e as normas do estabelecimento de saúde.
Trabalhar em equipe é, sem dúvida, um desafio, uma prática constante, um processo de aprendizagem diário baseado no respeito ao outro, mantendo o foco das ações no paciente!
Você verá como o trabalho da equipe em saúde pode impactar no atendimento aos usuários.
Você vai reconhecer também as características essenciais para que, ao ser adequadamente gerenciada, a equipe possa ser eficaz em suas ações e propósitos.
A realização de uma pesquisa consiste em um processo, e desse modo apresenta um ponto de partida, uma etapa inicial. E qual seria ela? Qual a primeira coisa a ser feita quando se decide realizar uma pesquisa?
Você poderia pensar que é a coleta de dados, mas estaria enganado, pois essa é uma atividade da fase de execução da pesquisa, e antes dela existem outras importantes etapas a serem cumpridas.
Você poderia pensar que é o projeto, e nesse caso estaria quase lá, mas ainda existe uma etapa anterior, que é o planejamento.
Planejar é a primeira coisa a ser feita em uma pesquisa. O planejamento é essencial para a boa condução do estudo, é a etapa do “pensar” a pesquisa antes de agir, de executar o trabalho.
E tudo que for pensado no planejamento será registrado no projeto, que servirá de guia para tudo que será realizado daquele ponto em diante, o que faz do projeto uma etapa também muito importante.
Você irá estudar o planejamento e o projeto de pesquisa.
Saberá mais sobre ambos, de maneira a compreender a relação e a diferença entre eles, bem como conhecer as etapas do planejamento e as fases do projeto, ambas servindo de maneira expressiva à realização de uma pesquisa científica.
Todo texto tem um propósito central, que é a transmissão de uma mensagem. Tal transmissão corresponde a uma interação entre dois personagens centrais, o autor e o leitor.
Contudo, existem diversos tipos de texto, cada um com características e propriedades particulares, as quais os distinguem e, naturalmente, conduzem a outras diferenças, que dizem respeito a questões como leitura e interpretação dos textos. Um desses tipos é o texto científico.
Você estudará as características e as propriedades dos textos científicos.
Além disso, verá os impactos dessas particularidades sobre a leitura e a interpretação de textos científicos.
Por fim, conhecerá os elementos principais desses textos, além de ver como realizar uma leitura adequada.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
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