O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
O processo de desenvolvimento de software consiste em inúmeras atividades determinadas e organizadas que visam a resolver um problema da área de tecnologia da informação.
O objetivo principal dessas atividades é satisfazer as necessidades dos clientes/usuários do sistema. Para tanto, é preciso analisar os requisitos do sistema e projetar e implementar um código padronizado para evitar erros e falhas.
Padronizar consiste em empregar técnicas e padrões que auxiliam no desenvolvimento e aumentam a produtividade, a segurança e a qualidade no projeto.
Um padrão é um molde, um exemplo, um protótipo, um paradigma ou uma referência de algo a seguir. Um projeto é um desenho, uma planta, um esquema, um plano ou um programa.
Você vai explorar a identificação de padrões de projeto de arquitetura de sistemas, destacando o projeto de software embasado nesses padrões.
Você também vai compreender a relevância de fornecer exemplos concretos desses padrões, enriquecendo a compreensão prática de suas aplicações.
Além disso, vai entender como esses conceitos se integram e contribuem para uma visão abrangente e aplicada da arquitetura de sistemas.
O desenvolvimento de sistemas exige que sejam seguidas especificações a fim de garantir o funcionamento do sistema conforme as expectativas dos projetistas e usuários.
A confiabilidade dos sistemas é uma característica essencial para que seja mantida a qualidade do desenvolvimento dos sistemas.
Você verá de forma detalhada as características que envolvem a confiabilidade de software e que devem ser seguidas pelos desenvolvedores.
Você também irá estudar o conceito relacionado à dimensão de confiança de software, e, ainda, poderá conferir um exemplo de aplicação.
O cliente, ao comprar qualquer produto ou serviço, sempre espera recebê-lo com qualidade, sem defeitos e em total condições de uso.
No caso do software não é diferente. Receber um software com defeito causa uma quebra de confiança e pode gerar muitos transtornos para o cliente.
Desta forma, adotar estratégias que controlem a qualidade do software é de extrema importância.
Você vai conhecer o conceito de qualidade de software, identificar os benefícios da qualidade de software e aprender como aplicar os conceitos de qualidade de software.
As linhas de produtos de software (software product lines — SPL) são um conjunto de produtos de softwares semelhantes (relacionados), ou seja, que têm artefatos em comum.
Essa abordagem de reúso de software permite desenvolver softwares baseados em componentes reutilizáveis.
Isso somente é possível com a utilização de uma aplicação-base, que é projetada para ser ajustada e configurada para se adequar às diferentes necessidades dos clientes ou de hardwares, como uma impressora.
O grande benefício proporcionado pela linha de produtos de software é possibilitar que, a partir de uma arquitetura comum e de componentes compartilhados, seja criada uma versão genérica do software.
Tal fato permite que o desenvolvimento de softwares tenha o seu tempo de disponibilização para o mercado (cliente) acelerado, uma redução de custos e uma melhoria na qualidade do produto de software.
Você vai aprender a diferença entre o reúso de software tradicional e o reúso por meio das linhas de produtos de software.
Além disso, você vai conhecer os principais conceitos relacionados à linha de produtos, como a variabilidade, as características (feature), o modelo de características (feature model) e os benefícios de utilizar a abordagem de linha de produtos para desenvolver softwares.
Um bom processo de qualidade de software e de produto não garante que produtos sejam produzidos com qualidade, mas pode ser um indicativo de que a empresa está preocupada em desenvolver produtos de qualidade, de modo a garantir a satisfação de seus clientes.
Você aprenderá a analisar a qualidade do processo e do produto de software, bem como definir o processo de garantia da qualidade de software.
As ferramentas de gerenciamento de configuração de software apresentam destaque especial na atualidade, porém elas já são utilizadas, de forma menos intensa, há muitos anos como suporte para algumas atividades do desenvolvimento de software.
Elas contribuem para a melhoria de todo o processo de desenvolvimento e para a garantia da qualidade do software.
Com o aumento de equipes multidisciplinares e geograficamente espalhadas, as ferramentas de configuração de software trazem melhoria aos processos de comunicação, gestão de controle de versões, empacotamento e distribuição do software, bem como tornam a rastreabilidade das mudanças e a manutenção de erros e falhas muito mais eficientes.
Você vai aprender como as ferramentas são organizadas dentro da gestão de configuração de software, como podem ser escolhidas e implantadas, além de algumas características e funcionalidades atuais.
São muitas as ferramentas de software que servem para automatizar a realização dos testes.
Algumas das ferramentas são adquiridas de forma gratuita, por serem open source, e outras necessitam de pagamento para liberação da licença.
Cabe ao gestor definir aquelas ferramentas que serão utilizadas em um determinado projeto de software, pois a disponibilidade é muita, e é preciso adaptar cada uma à complexidade do projeto, à experiência da equipe de testadores em programação, e ainda à linguagem de programação que foi utilizada.
Assim, é muito importante conhecer as ferramentas de teste de software mais utilizadas pelos profissionais da área de qualidade de software.
Você vai estudar as principais ferramentas de teste de software, sua importância, e ainda como aplicar o JUnit em testes de software em Java.
Atualmente, os software modernos estão cada vez maiores e mais complexos, e é necessário que sejam cada vez mais rápidos.
Além disso, existe uma demanda muita alta em busca de um novo produto de software que atenda a alguns requisitos, como ser eficiente e de baixo custo.
Essas necessidades, se não forem bem projetadas, podem resultar em um alto custo de desenvolvimento, baixa produtividade, alto risco de migração para uma nova tecnologia, entre outros problemas.
Diante desse impasse, uma das soluções mais promissoras é a abordagem de desenvolvimento de software baseado em componentes (component-based development — CBD).
A ideia-base dessa abordagem é que os softwares são desenvolvidos pela seleção de componentes apropriados e, posteriormente, são integrados de forma a obter uma estrutura de software bem definida.
Você vai descobrir o que é um componente de software, a diferença entre reúso de software tradicional e reúso por componentes de software.
Além disso, vai conhecer a importância, os benefícios e os principais riscos envolvidos quando se resolve implementar softwares baseados em componentes.
Com esses elementos, podemos perceber a necessidade de criar uma abordagem sistemática para o desenvolvimento baseado em componentes, que foi a engenharia de software baseada em componentes, responsável por averiguar sua integração; isto é, se eles estão prontos para ser integrados e, assim, construir um novo produto de software.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
O processo de desenvolvimento de software consiste em inúmeras atividades determinadas e organizadas que visam a resolver um problema da área de tecnologia da informação.
O objetivo principal dessas atividades é satisfazer as necessidades dos clientes/usuários do sistema. Para tanto, é preciso analisar os requisitos do sistema e projetar e implementar um código padronizado para evitar erros e falhas.
Padronizar consiste em empregar técnicas e padrões que auxiliam no desenvolvimento e aumentam a produtividade, a segurança e a qualidade no projeto.
Um padrão é um molde, um exemplo, um protótipo, um paradigma ou uma referência de algo a seguir. Um projeto é um desenho, uma planta, um esquema, um plano ou um programa.
Você vai explorar a identificação de padrões de projeto de arquitetura de sistemas, destacando o projeto de software embasado nesses padrões.
Você também vai compreender a relevância de fornecer exemplos concretos desses padrões, enriquecendo a compreensão prática de suas aplicações.
Além disso, vai entender como esses conceitos se integram e contribuem para uma visão abrangente e aplicada da arquitetura de sistemas.
O desenvolvimento de sistemas exige que sejam seguidas especificações a fim de garantir o funcionamento do sistema conforme as expectativas dos projetistas e usuários.
A confiabilidade dos sistemas é uma característica essencial para que seja mantida a qualidade do desenvolvimento dos sistemas.
Você verá de forma detalhada as características que envolvem a confiabilidade de software e que devem ser seguidas pelos desenvolvedores.
Você também irá estudar o conceito relacionado à dimensão de confiança de software, e, ainda, poderá conferir um exemplo de aplicação.
O cliente, ao comprar qualquer produto ou serviço, sempre espera recebê-lo com qualidade, sem defeitos e em total condições de uso.
No caso do software não é diferente. Receber um software com defeito causa uma quebra de confiança e pode gerar muitos transtornos para o cliente.
Desta forma, adotar estratégias que controlem a qualidade do software é de extrema importância.
Você vai conhecer o conceito de qualidade de software, identificar os benefícios da qualidade de software e aprender como aplicar os conceitos de qualidade de software.
As linhas de produtos de software (software product lines — SPL) são um conjunto de produtos de softwares semelhantes (relacionados), ou seja, que têm artefatos em comum.
Essa abordagem de reúso de software permite desenvolver softwares baseados em componentes reutilizáveis.
Isso somente é possível com a utilização de uma aplicação-base, que é projetada para ser ajustada e configurada para se adequar às diferentes necessidades dos clientes ou de hardwares, como uma impressora.
O grande benefício proporcionado pela linha de produtos de software é possibilitar que, a partir de uma arquitetura comum e de componentes compartilhados, seja criada uma versão genérica do software.
Tal fato permite que o desenvolvimento de softwares tenha o seu tempo de disponibilização para o mercado (cliente) acelerado, uma redução de custos e uma melhoria na qualidade do produto de software.
Você vai aprender a diferença entre o reúso de software tradicional e o reúso por meio das linhas de produtos de software.
Além disso, você vai conhecer os principais conceitos relacionados à linha de produtos, como a variabilidade, as características (feature), o modelo de características (feature model) e os benefícios de utilizar a abordagem de linha de produtos para desenvolver softwares.
Um bom processo de qualidade de software e de produto não garante que produtos sejam produzidos com qualidade, mas pode ser um indicativo de que a empresa está preocupada em desenvolver produtos de qualidade, de modo a garantir a satisfação de seus clientes.
Você aprenderá a analisar a qualidade do processo e do produto de software, bem como definir o processo de garantia da qualidade de software.
As ferramentas de gerenciamento de configuração de software apresentam destaque especial na atualidade, porém elas já são utilizadas, de forma menos intensa, há muitos anos como suporte para algumas atividades do desenvolvimento de software.
Elas contribuem para a melhoria de todo o processo de desenvolvimento e para a garantia da qualidade do software.
Com o aumento de equipes multidisciplinares e geograficamente espalhadas, as ferramentas de configuração de software trazem melhoria aos processos de comunicação, gestão de controle de versões, empacotamento e distribuição do software, bem como tornam a rastreabilidade das mudanças e a manutenção de erros e falhas muito mais eficientes.
Você vai aprender como as ferramentas são organizadas dentro da gestão de configuração de software, como podem ser escolhidas e implantadas, além de algumas características e funcionalidades atuais.
São muitas as ferramentas de software que servem para automatizar a realização dos testes.
Algumas das ferramentas são adquiridas de forma gratuita, por serem open source, e outras necessitam de pagamento para liberação da licença.
Cabe ao gestor definir aquelas ferramentas que serão utilizadas em um determinado projeto de software, pois a disponibilidade é muita, e é preciso adaptar cada uma à complexidade do projeto, à experiência da equipe de testadores em programação, e ainda à linguagem de programação que foi utilizada.
Assim, é muito importante conhecer as ferramentas de teste de software mais utilizadas pelos profissionais da área de qualidade de software.
Você vai estudar as principais ferramentas de teste de software, sua importância, e ainda como aplicar o JUnit em testes de software em Java.
Atualmente, os software modernos estão cada vez maiores e mais complexos, e é necessário que sejam cada vez mais rápidos.
Além disso, existe uma demanda muita alta em busca de um novo produto de software que atenda a alguns requisitos, como ser eficiente e de baixo custo.
Essas necessidades, se não forem bem projetadas, podem resultar em um alto custo de desenvolvimento, baixa produtividade, alto risco de migração para uma nova tecnologia, entre outros problemas.
Diante desse impasse, uma das soluções mais promissoras é a abordagem de desenvolvimento de software baseado em componentes (component-based development — CBD).
A ideia-base dessa abordagem é que os softwares são desenvolvidos pela seleção de componentes apropriados e, posteriormente, são integrados de forma a obter uma estrutura de software bem definida.
Você vai descobrir o que é um componente de software, a diferença entre reúso de software tradicional e reúso por componentes de software.
Além disso, vai conhecer a importância, os benefícios e os principais riscos envolvidos quando se resolve implementar softwares baseados em componentes.
Com esses elementos, podemos perceber a necessidade de criar uma abordagem sistemática para o desenvolvimento baseado em componentes, que foi a engenharia de software baseada em componentes, responsável por averiguar sua integração; isto é, se eles estão prontos para ser integrados e, assim, construir um novo produto de software.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil