O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
No Brasil, o regime militar teve reflexos diretos na educação. Com o intuito de combater o avanço de ideias contrárias ao governo militar interferiu na liberdade Acadêmica e Artística por meio de ações promovidas pelos chamados patrulheiros ideológicos e reacionários.
Além disso, muitas escolas receberam o nome dos governantes desta época, como forma de marcar seus atos na educação e estabelecer na escola um espaço de controle social em relação as ideias que iam contra o sistema vigente.
Você vai identificar a estrutura de ensino aplicada durante o Regime Militar, bem como relacionar a implementação do ensino tecnicista como recurso de abastecimento de profissionais para a indústria e demais áreas de atuação técnica.
Por fim, conhecerá as mudanças ocasionadas pelas reformas educacionais que priorizavam o ensino diretivo e não artístico-reflexivo.
O objetivo da Análise do Discurso, para Eni Orlandi, é compreender como um texto produz sentidos. Para isso, é preciso perceber o entrecruzamento de importantes conceitos, como o de sujeito e o de ideologia.
Você verá que as noções de sujeito, ideologia e sentidos são elaboradas teoricamente na Análise de Discurso de modo distinto daquele considerado pela Teoria da Enunciação ou pela Linguística Textual. Da mesma forma, verá que o texto e o contexto são percebidos de maneira diferente por essas teorias.
Você já se questionou sobre em que os professores se baseiam para planejar suas aulas? Existem fundamentos teórico-metodológicos compartilhados pelos estudiosos da Linguística e pelas diretrizes nacionais.
A concepção de linguagem como interação é a base na qual se fundamentam as orientações para as práticas de leitura, escrita, análise linguística e oralidade. Os pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo e do letramento também fundamentam as diretrizes do ensino de Língua Portuguesa na atualidade.
Você vai estudar sobre os principais fundamentos teórico-metodológicos envolvidos no ensino de Língua Portuguesa, a relação entre esses fundamentos e as diretrizes para a elaboração e avaliação de materiais didáticos de Língua Portuguesa, bem como a ligação entre leitura, oralidade, escrita e letramento.
A criança, quando chega na escola, já passou pelo processo de aquisição da língua e já domina os mecanismos da gramática internalizada, pois é capaz de utilizá-la nos diferentes contextos do seu cotidiano. Apesar disso, a escola precisa trabalhar a oralidade, pois o aluno aprenderá coisas diferentes daquelas que aprende em casa ou na comunidade.
A escola não tem a função de ensinar a língua oral, mas tem por tarefa o ensino dos seus usos, tanto os orais quanto os escritos. De que maneira se pode melhorar o desempenho dos alunos na modalidade oral da língua? Por que valorizar as variações linguísticas é tão importante?
Você verá a importância do trabalho com a oralidade no ensino fundamental e médio, o porquê de valorizar a variação linguística e as relações da oralidade com a escrita.
O tempo todo precisamos acionar nossas habilidades de comunicação para interagirmos com o mundo. Da mesma forma, constantemente buscamos ler o mundo, seus sinais e símbolos. A comunicação é uma atividade social.
Mais especificamente em relação à linguagem verbal, trata-se de uma competência que vamos aprimorando ao longo do tempo, conforme lemos e produzimos textos (orais e escritos) dos mais diferentes tipos e propósitos.
Ao longo do tempo, estudiosos buscaram apontar as singularidades da arte literária, diferenciando-a de outros discursos.
No texto literário, por exemplo, predomina a linguagem conotativa, figurativa, simbólica, distinta da linguagem denotativa, empregada em nossa linguagem do cotidiano. Surge, ainda, o conceito de literariedade (ou literaturidade), em uma tentativa de identificar como a literatura se distingue da linguagem utilizada diariamente.
No entanto, esse e outros conceitos são questionados e os esforços para definir o que é o literário ainda são um tópico de interesse nesse campo de estudo.
Você vai estudar a linguagem literária, os elementos que caracterizam o texto literário e que podem diferenciá-lo de textos não literários. Você vai ver como os autores utilizam a linguagem literária e constroem textos repletos de sentido.
Para tratar sobre marcas discursivas do sujeito, deve-se observar que a categoria de sujeito, nas teorias linguísticas, é elaborada por uma teoria específica, a Análise de Discurso, pois é esta a linha de estudos que atenta para o papel constitutivo do sujeito em relação aos discursos que circulam socialmente.
Sujeito e sentido constituem-se juntos, conforme Pêcheux, pois só é possível interpretar a partir da materialidade discursiva, ou seja, no momento em que um discurso é produzido.
Na teoria discursiva não há como afirmar a neutralidade de um sujeito em relação ao que diz, pois sempre restarão marcas discursivas que determinam a posição do sujeito em relação ao que ele diz.
Também não há como se pensar em total controle do sujeito sobre aquilo que diz, pois essa linha de estudos também trabalha com um sujeito dotado de inconsciente, ou seja, não totalmente consciente de tudo o que faz e diz.
Outra noção que não pode ser pensada a partir dessa teoria é a liberdade do sujeito, pois o sujeito sempre fala de um lugar social específico que determina sua filiação ideológica. Desse modo, sempre há marcas que podem ser intradiscursivamente ou interdiscursivamente relacionadas ao sujeito, marcas essas que serão encontradas na materialidade do discurso.
Você vai conhecer alguns exemplos de como analisar discursos em busca das marcas discursivas do sujeito.
Imagine as seguintes situações: você precisa alterar seu plano de dados do celular. Para isso, telefona para a companhia telefônica. Em outro momento, você precisa de esclarecimentos sobre uma palestra que vai ocorrer em sua faculdade, e telefona para a secretaria em busca de informações.
Finalmente, é aniversário de sua avó, e você telefona para parabenizá-la. Mesmo que nas três situações seja você falando ao telefone, você acha que se comunicaria do mesmo modo em todas elas?
As variações identificáveis entre essas situações podem ser explicadas pela teoria dos gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, que você vai conhecer nesta Unidade de Aprendizagem.
Os gêneros textuais/discursivos se caracterizam como manifestações sociais e discursivas estáveis, retoricamente tipificadas, das numerosas atividades sociais: da leitura de uma notícia jornalística à leitura de uma mensagem do colega do WhatsApp, do preparo de um bolo ao cumprimento do vizinho no elevador, todas essas atividades se realizam por meio dos gêneros textuais/discursivos.
Além disso, em virtude das alterações tecnológicas nas várias esferas da comunicação humana, alguns gêneros textuais/discursivos se modificam, enquanto outros surgem, conforme as novas necessidades sociais.
De todo modo, é importante dizer que esses eventos discursivos, embora relativamente estáveis, são maleáveis e plásticos, podendo sofrer modificações ao longo do tempo e do espaço.
Você vai conhecer algumas abordagens teóricas sobre o estudo dos gêneros textuais/discursivos e, ainda, reconhecer quais são os elementos que os fundamentam como tipos de eventos discursivos e históricos, tais como o propósito comunicativo, o conteúdo, o estilo e a construção composicional. Por fim, você vai identificar o que são e quais são os tipos textuais existentes na sociedade.
Você já percebeu que, ao ler um texto, muitas vezes você se lembra de outro?
Mesmo que o outro texto não esteja ali, existe algum elemento que faz com que você se lembre de outra obra, de outra referência. Essa é a magia da intertextualidade: todo texto literário é uma rede de conexões infinitas.
Você vai conhecer a intertextualidade e suas sutilezas, reconhecer os tipos de intertextualidade presentes nos textos e, por fim, identificar como elas se diferenciam de maneira estrutural.
Você já pensou no que está por trás da estrutura textual do seu livro preferido?
As obras literárias surgem de diálogos constantes com o meio social e histórico, tanto do autor quanto do leitor. Está em constante contato com outras áreas do conhecimento como a Sociologia, Filosofia, História, dialoga com as Artes Plásticas, Cinema, Teatro, Música. Quais são as consequências dessa interação? O que surge como objeto de estudo da Literatura Comparada?
A intertextualidade vai apresentando outros rumos, surge a hibridez dos textos, a capacidade de articular o cultural por meio de inovações estéticas e possibilidades ilimitadas de compreensão das obras literárias.
Você vai conhecer a inter-relação da literatura com outras áreas do conhecimento, vai compreender como se dá a hibridez textual, será capaz de avaliar as questões extratextuais de uma obra literária e, por fim, poderá identificar claramente como se dá o movimento intertextual.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.
O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
No Brasil, o regime militar teve reflexos diretos na educação. Com o intuito de combater o avanço de ideias contrárias ao governo militar interferiu na liberdade Acadêmica e Artística por meio de ações promovidas pelos chamados patrulheiros ideológicos e reacionários.
Além disso, muitas escolas receberam o nome dos governantes desta época, como forma de marcar seus atos na educação e estabelecer na escola um espaço de controle social em relação as ideias que iam contra o sistema vigente.
Você vai identificar a estrutura de ensino aplicada durante o Regime Militar, bem como relacionar a implementação do ensino tecnicista como recurso de abastecimento de profissionais para a indústria e demais áreas de atuação técnica.
Por fim, conhecerá as mudanças ocasionadas pelas reformas educacionais que priorizavam o ensino diretivo e não artístico-reflexivo.
O objetivo da Análise do Discurso, para Eni Orlandi, é compreender como um texto produz sentidos. Para isso, é preciso perceber o entrecruzamento de importantes conceitos, como o de sujeito e o de ideologia.
Você verá que as noções de sujeito, ideologia e sentidos são elaboradas teoricamente na Análise de Discurso de modo distinto daquele considerado pela Teoria da Enunciação ou pela Linguística Textual. Da mesma forma, verá que o texto e o contexto são percebidos de maneira diferente por essas teorias.
Você já se questionou sobre em que os professores se baseiam para planejar suas aulas? Existem fundamentos teórico-metodológicos compartilhados pelos estudiosos da Linguística e pelas diretrizes nacionais.
A concepção de linguagem como interação é a base na qual se fundamentam as orientações para as práticas de leitura, escrita, análise linguística e oralidade. Os pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo e do letramento também fundamentam as diretrizes do ensino de Língua Portuguesa na atualidade.
Você vai estudar sobre os principais fundamentos teórico-metodológicos envolvidos no ensino de Língua Portuguesa, a relação entre esses fundamentos e as diretrizes para a elaboração e avaliação de materiais didáticos de Língua Portuguesa, bem como a ligação entre leitura, oralidade, escrita e letramento.
A criança, quando chega na escola, já passou pelo processo de aquisição da língua e já domina os mecanismos da gramática internalizada, pois é capaz de utilizá-la nos diferentes contextos do seu cotidiano. Apesar disso, a escola precisa trabalhar a oralidade, pois o aluno aprenderá coisas diferentes daquelas que aprende em casa ou na comunidade.
A escola não tem a função de ensinar a língua oral, mas tem por tarefa o ensino dos seus usos, tanto os orais quanto os escritos. De que maneira se pode melhorar o desempenho dos alunos na modalidade oral da língua? Por que valorizar as variações linguísticas é tão importante?
Você verá a importância do trabalho com a oralidade no ensino fundamental e médio, o porquê de valorizar a variação linguística e as relações da oralidade com a escrita.
O tempo todo precisamos acionar nossas habilidades de comunicação para interagirmos com o mundo. Da mesma forma, constantemente buscamos ler o mundo, seus sinais e símbolos. A comunicação é uma atividade social.
Mais especificamente em relação à linguagem verbal, trata-se de uma competência que vamos aprimorando ao longo do tempo, conforme lemos e produzimos textos (orais e escritos) dos mais diferentes tipos e propósitos.
Ao longo do tempo, estudiosos buscaram apontar as singularidades da arte literária, diferenciando-a de outros discursos.
No texto literário, por exemplo, predomina a linguagem conotativa, figurativa, simbólica, distinta da linguagem denotativa, empregada em nossa linguagem do cotidiano. Surge, ainda, o conceito de literariedade (ou literaturidade), em uma tentativa de identificar como a literatura se distingue da linguagem utilizada diariamente.
No entanto, esse e outros conceitos são questionados e os esforços para definir o que é o literário ainda são um tópico de interesse nesse campo de estudo.
Você vai estudar a linguagem literária, os elementos que caracterizam o texto literário e que podem diferenciá-lo de textos não literários. Você vai ver como os autores utilizam a linguagem literária e constroem textos repletos de sentido.
Para tratar sobre marcas discursivas do sujeito, deve-se observar que a categoria de sujeito, nas teorias linguísticas, é elaborada por uma teoria específica, a Análise de Discurso, pois é esta a linha de estudos que atenta para o papel constitutivo do sujeito em relação aos discursos que circulam socialmente.
Sujeito e sentido constituem-se juntos, conforme Pêcheux, pois só é possível interpretar a partir da materialidade discursiva, ou seja, no momento em que um discurso é produzido.
Na teoria discursiva não há como afirmar a neutralidade de um sujeito em relação ao que diz, pois sempre restarão marcas discursivas que determinam a posição do sujeito em relação ao que ele diz.
Também não há como se pensar em total controle do sujeito sobre aquilo que diz, pois essa linha de estudos também trabalha com um sujeito dotado de inconsciente, ou seja, não totalmente consciente de tudo o que faz e diz.
Outra noção que não pode ser pensada a partir dessa teoria é a liberdade do sujeito, pois o sujeito sempre fala de um lugar social específico que determina sua filiação ideológica. Desse modo, sempre há marcas que podem ser intradiscursivamente ou interdiscursivamente relacionadas ao sujeito, marcas essas que serão encontradas na materialidade do discurso.
Você vai conhecer alguns exemplos de como analisar discursos em busca das marcas discursivas do sujeito.
Imagine as seguintes situações: você precisa alterar seu plano de dados do celular. Para isso, telefona para a companhia telefônica. Em outro momento, você precisa de esclarecimentos sobre uma palestra que vai ocorrer em sua faculdade, e telefona para a secretaria em busca de informações.
Finalmente, é aniversário de sua avó, e você telefona para parabenizá-la. Mesmo que nas três situações seja você falando ao telefone, você acha que se comunicaria do mesmo modo em todas elas?
As variações identificáveis entre essas situações podem ser explicadas pela teoria dos gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, que você vai conhecer nesta Unidade de Aprendizagem.
Os gêneros textuais/discursivos se caracterizam como manifestações sociais e discursivas estáveis, retoricamente tipificadas, das numerosas atividades sociais: da leitura de uma notícia jornalística à leitura de uma mensagem do colega do WhatsApp, do preparo de um bolo ao cumprimento do vizinho no elevador, todas essas atividades se realizam por meio dos gêneros textuais/discursivos.
Além disso, em virtude das alterações tecnológicas nas várias esferas da comunicação humana, alguns gêneros textuais/discursivos se modificam, enquanto outros surgem, conforme as novas necessidades sociais.
De todo modo, é importante dizer que esses eventos discursivos, embora relativamente estáveis, são maleáveis e plásticos, podendo sofrer modificações ao longo do tempo e do espaço.
Você vai conhecer algumas abordagens teóricas sobre o estudo dos gêneros textuais/discursivos e, ainda, reconhecer quais são os elementos que os fundamentam como tipos de eventos discursivos e históricos, tais como o propósito comunicativo, o conteúdo, o estilo e a construção composicional. Por fim, você vai identificar o que são e quais são os tipos textuais existentes na sociedade.
Você já percebeu que, ao ler um texto, muitas vezes você se lembra de outro?
Mesmo que o outro texto não esteja ali, existe algum elemento que faz com que você se lembre de outra obra, de outra referência. Essa é a magia da intertextualidade: todo texto literário é uma rede de conexões infinitas.
Você vai conhecer a intertextualidade e suas sutilezas, reconhecer os tipos de intertextualidade presentes nos textos e, por fim, identificar como elas se diferenciam de maneira estrutural.
Você já pensou no que está por trás da estrutura textual do seu livro preferido?
As obras literárias surgem de diálogos constantes com o meio social e histórico, tanto do autor quanto do leitor. Está em constante contato com outras áreas do conhecimento como a Sociologia, Filosofia, História, dialoga com as Artes Plásticas, Cinema, Teatro, Música. Quais são as consequências dessa interação? O que surge como objeto de estudo da Literatura Comparada?
A intertextualidade vai apresentando outros rumos, surge a hibridez dos textos, a capacidade de articular o cultural por meio de inovações estéticas e possibilidades ilimitadas de compreensão das obras literárias.
Você vai conhecer a inter-relação da literatura com outras áreas do conhecimento, vai compreender como se dá a hibridez textual, será capaz de avaliar as questões extratextuais de uma obra literária e, por fim, poderá identificar claramente como se dá o movimento intertextual.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.
O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
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“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil