O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
O surgimento do Serviço Social como profissão tem um ponto em comum na Europa e no Brasil. Os dois nascem com as marcas do capitalismo incipiente, decorrente dos acentuados traços de empobrecimento e das vulnerabilidades sociais a que os trabalhadores estavam submetidos.
No Brasil, o movimento ocorre um pouco mais tarde, sendo chamado de capitalismo tardio.
Você vai estudar a gênese da profissão, suas relações mais profundas com a Europa e a efervescência da revolução industrial, passando pelo surgimento no Brasil e culminando com a aproximação com os pioneiros do Serviço Social como profissão.
Compreender as circunstâncias históricas que conduzem à institucionalização da profissão do Serviço Social no Brasil demanda a análise da questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais no período.
O que ocorreu no Serviço Social brasileiro nos 1930 a 1960? Como as elaborações teóricas se relacionam com a cultura e a sociedade brasileira?
Trabalhar sua historicidade pela via da formação social brasileira é indispensável para situarmos historicamente o momento em que a questão social se materializa, tornando-se base para o surgimento do Serviço Social como profissão.
Você verá as mudanças no Brasil nos anos de 1930, a industrialização (e suas consequências), a institucionalização do Serviço Social no contexto da questão social.
Além disso, verá as propostas, as práticas e os fundamentos teóricos que caracterizavam a intervenção do Serviço Social no período.
O Serviço Social se aproximou da categoria trabalho a partir da década de 80, quando a profissão vivenciou um processo de mudança e renovação.
Assim, considera-se que o Serviço Social está inserido na divisão sociotécnica do trabalho e tem, nas políticas públicas, um dos seus principais espaços para atuação.
Dentre elas, a política de saúde, cuja atuação materializa os preceitos estabelecidos nas legislações, como, por exemplo, a Lei 8080/90.
Você contemplará discussões sobre o Serviço Social como profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, sua inserção nas políticas públicas e seu papel na efetivação do direito à saúde.
O trabalho do assistente social, inserido em diversas políticas sociais, deve apresentar uma horizontalidade para estabelecer um objetivo e guiar as escolhas do profissional, levando em consideração as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa estabelecidas para a profissão.
Assim, quando se fala sobre o trabalho do assistente social, pressupõe-se também a discussão sobre a instrumentalidade, incluindo aí a compreensão de que ela deve ser vista de maneira mais ampliada, e não como uma ferramenta utilizada pelo profissional para alcançar determinado objetivo.
Para que haja a compreensão ampliada da instrumentalidade, é importante refletir sobre o espaço que o profissional ocupa tanto na sociedade quanto nas políticas sociais públicas e de que maneira isso influencia no seu trabalho ao inseri-lo em processos que operacionalizam as políticas, como o espaço sociojurídico.
Você vai conhecer a história da instrumentalidade no Serviço Social e vai aprender sobre sua importância para o trabalho do assistente social.
Além disso, você vai analisar a instrumentalidade por meio das dimensões que perpassam a atividade do profissional, bem como vai diferenciar os conceitos de instrumentos, instrumentais e instrumentalidade no espaço sociojurídico.
A instrumentalidade é um assunto muito complexo, e as discussões que envolvem o tema vão além de considerá-la como os instrumentos necessários para a atuação profissional.
Trata-se de uma capacidade constitutiva da profissão, a qual permite ao assistente social transformar seus objetivos profissionais em resultados.
Você conhecerá um pouco mais sobre as diferenças entre instrumentalidade, instrumentos e técnicas do Serviço Social.
Além disso, serão apresentados os principais instrumentos e técnicas que fazem parte do universo profissional dos assistentes sociais.
Por fim, você poderá refletir sobre o uso dos instrumentos e das técnicas como suporte para a investigação social.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano.
O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
No Brasil, são múltiplas as áreas de atuação do Serviço Social; e as diferentes configurações dos espaços sócio-ocupacionais requerem também o aprofundado conhecimento da área de atuação.
Os cenários emergentes que possibilitam a formação desses espaços sócio-ocupacionais estão vinculados ao contexto de reestruturação produtiva, que acontece na fase de amadurecimento do capitalismo neoliberal no contexto brasileiro.
Compreender a dinâmica entre os espaços e os contextos é essencial para compreender as responsabilidades inerentes ao exercício profissional em cada área.
Entre as diversas possibilidades, existem três grandes áreas de atuação para os assistentes sociais: Políticas Sociais, Justiça e âmbito público-privado. Para o exímio exercício profissional, é preciso vincular os campos profissionais às responsabilidades sociais concernentes à profissão.
Você irá desenvolver as competências necessárias para analisar a atuação do Serviço Social nas políticas sociais, com especial atenção às práticas e habilidades do profissional, necessárias nesse campo, como nas áreas da saúde, educação e seguridade social.
Também irá compreender e explicar a atuação do Serviço Social na Justiça, a partir da identificação das especificidades requeridas por cada área do campo sociojurídico.
E, por fim, identificará a atuação do Serviço Social no âmbito público-privado, uma área relativamente nova e que abre diferentes possibilidades de atuação profissional, como as práticas autônomas de assessoria, consultoria e a emergência dos institutos e organizações voltados para a responsabilidade social.
A ética e o projeto ético-político na política de educação constituem uma temática que envolve a inserção do assistente social nos diferentes espaços da educação.
A articulação entre duas disciplinas exige que os objetivos e a função social de cada uma estejam bem definidos e articulados, prontos para atuar de forma complementar, objetivando um atendimento integral.
O projeto ético-político representa um guia norteador do exercício profissional e estabelece diretrizes necessárias para uma atuação profissional pautada nos princípios do serviço social.
Você vai estudar a ética e sua relação com a construção do projeto ético-político do serviço social, aprendendo a identificar os componentes do projeto ético-político e sua importância no exercício da profissão.
Também vai compreender a importância da conduta profissional, seguindo uma perspectiva crítica e com foco em soluções para, então, produzir influência na política de educação.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
O surgimento do Serviço Social como profissão tem um ponto em comum na Europa e no Brasil. Os dois nascem com as marcas do capitalismo incipiente, decorrente dos acentuados traços de empobrecimento e das vulnerabilidades sociais a que os trabalhadores estavam submetidos.
No Brasil, o movimento ocorre um pouco mais tarde, sendo chamado de capitalismo tardio.
Você vai estudar a gênese da profissão, suas relações mais profundas com a Europa e a efervescência da revolução industrial, passando pelo surgimento no Brasil e culminando com a aproximação com os pioneiros do Serviço Social como profissão.
Compreender as circunstâncias históricas que conduzem à institucionalização da profissão do Serviço Social no Brasil demanda a análise da questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais no período.
O que ocorreu no Serviço Social brasileiro nos 1930 a 1960? Como as elaborações teóricas se relacionam com a cultura e a sociedade brasileira?
Trabalhar sua historicidade pela via da formação social brasileira é indispensável para situarmos historicamente o momento em que a questão social se materializa, tornando-se base para o surgimento do Serviço Social como profissão.
Você verá as mudanças no Brasil nos anos de 1930, a industrialização (e suas consequências), a institucionalização do Serviço Social no contexto da questão social.
Além disso, verá as propostas, as práticas e os fundamentos teóricos que caracterizavam a intervenção do Serviço Social no período.
O Serviço Social se aproximou da categoria trabalho a partir da década de 80, quando a profissão vivenciou um processo de mudança e renovação.
Assim, considera-se que o Serviço Social está inserido na divisão sociotécnica do trabalho e tem, nas políticas públicas, um dos seus principais espaços para atuação.
Dentre elas, a política de saúde, cuja atuação materializa os preceitos estabelecidos nas legislações, como, por exemplo, a Lei 8080/90.
Você contemplará discussões sobre o Serviço Social como profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, sua inserção nas políticas públicas e seu papel na efetivação do direito à saúde.
O trabalho do assistente social, inserido em diversas políticas sociais, deve apresentar uma horizontalidade para estabelecer um objetivo e guiar as escolhas do profissional, levando em consideração as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa estabelecidas para a profissão.
Assim, quando se fala sobre o trabalho do assistente social, pressupõe-se também a discussão sobre a instrumentalidade, incluindo aí a compreensão de que ela deve ser vista de maneira mais ampliada, e não como uma ferramenta utilizada pelo profissional para alcançar determinado objetivo.
Para que haja a compreensão ampliada da instrumentalidade, é importante refletir sobre o espaço que o profissional ocupa tanto na sociedade quanto nas políticas sociais públicas e de que maneira isso influencia no seu trabalho ao inseri-lo em processos que operacionalizam as políticas, como o espaço sociojurídico.
Você vai conhecer a história da instrumentalidade no Serviço Social e vai aprender sobre sua importância para o trabalho do assistente social.
Além disso, você vai analisar a instrumentalidade por meio das dimensões que perpassam a atividade do profissional, bem como vai diferenciar os conceitos de instrumentos, instrumentais e instrumentalidade no espaço sociojurídico.
A instrumentalidade é um assunto muito complexo, e as discussões que envolvem o tema vão além de considerá-la como os instrumentos necessários para a atuação profissional.
Trata-se de uma capacidade constitutiva da profissão, a qual permite ao assistente social transformar seus objetivos profissionais em resultados.
Você conhecerá um pouco mais sobre as diferenças entre instrumentalidade, instrumentos e técnicas do Serviço Social.
Além disso, serão apresentados os principais instrumentos e técnicas que fazem parte do universo profissional dos assistentes sociais.
Por fim, você poderá refletir sobre o uso dos instrumentos e das técnicas como suporte para a investigação social.
O ato de planejar é fundamental até mesmo na realização das atividades mais simples do cotidiano.
O planejamento não deve permanecer no campo das ideias, mas sim na efetivação e na construção do fazer.
Isso inclui o fazer profissional do assistente social que, por vezes, é chamado para elaborar planos, programas e projetos.
Afinal, o planejamento é de extrema importância no campo das políticas públicas e sociais, seja no espaço público ou no privado.
Você irá entender as diferenças entre planejamento, plano, programa e projeto e a sua importância para as políticas públicas e o serviço social.
Também irá compreender o planejamento como um ato técnico-político em consonância com o projeto ético-político da profissão.
O serviço social é uma profissão de intervenção na realidade. É no cotidiano da prática profissional que se constroem técnicas e instrumentos com vistas à transformação social.
Nesse conjunto de instrumentos, o planejamento deve ser compreendido e utilizado como instrumental que contribui para uma intervenção crítica e sistematizada.
Você vai estudar a relação entre o planejamento e a ruptura com o tradicionalismo da profissão, compreendendo o uso desse instrumental pelos assistentes sociais e sua função técnico-política em consonância com o projeto ético-político profissional.
No Brasil, são múltiplas as áreas de atuação do Serviço Social; e as diferentes configurações dos espaços sócio-ocupacionais requerem também o aprofundado conhecimento da área de atuação.
Os cenários emergentes que possibilitam a formação desses espaços sócio-ocupacionais estão vinculados ao contexto de reestruturação produtiva, que acontece na fase de amadurecimento do capitalismo neoliberal no contexto brasileiro.
Compreender a dinâmica entre os espaços e os contextos é essencial para compreender as responsabilidades inerentes ao exercício profissional em cada área.
Entre as diversas possibilidades, existem três grandes áreas de atuação para os assistentes sociais: Políticas Sociais, Justiça e âmbito público-privado. Para o exímio exercício profissional, é preciso vincular os campos profissionais às responsabilidades sociais concernentes à profissão.
Você irá desenvolver as competências necessárias para analisar a atuação do Serviço Social nas políticas sociais, com especial atenção às práticas e habilidades do profissional, necessárias nesse campo, como nas áreas da saúde, educação e seguridade social.
Também irá compreender e explicar a atuação do Serviço Social na Justiça, a partir da identificação das especificidades requeridas por cada área do campo sociojurídico.
E, por fim, identificará a atuação do Serviço Social no âmbito público-privado, uma área relativamente nova e que abre diferentes possibilidades de atuação profissional, como as práticas autônomas de assessoria, consultoria e a emergência dos institutos e organizações voltados para a responsabilidade social.
A ética e o projeto ético-político na política de educação constituem uma temática que envolve a inserção do assistente social nos diferentes espaços da educação.
A articulação entre duas disciplinas exige que os objetivos e a função social de cada uma estejam bem definidos e articulados, prontos para atuar de forma complementar, objetivando um atendimento integral.
O projeto ético-político representa um guia norteador do exercício profissional e estabelece diretrizes necessárias para uma atuação profissional pautada nos princípios do serviço social.
Você vai estudar a ética e sua relação com a construção do projeto ético-político do serviço social, aprendendo a identificar os componentes do projeto ético-político e sua importância no exercício da profissão.
Também vai compreender a importância da conduta profissional, seguindo uma perspectiva crítica e com foco em soluções para, então, produzir influência na política de educação.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
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Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
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Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
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