0800 591 8929

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Biblioteconomia e Gestão da Informação

Biblioteconomia e Gestão da Informação

A pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação está direcionada aos profissionais graduados em Biblioteconomia e demais profissionais com curso superior que tenham interesse em atuar na gestão de bibliotecas.

Excelência

Curso reconhecido
pelo MEC

Sem TCC

Estude sem medo de
ser reprovado no TCC

Ensino de Qualidade

Professores mestres e doutores

Sobre o curso

O curso de pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação prepara o aluno com habilidades e competências para aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em ambientes escolares, universitários, centros de pesquisa e públicos. Este curso possibilitará ao pós-graduando atuar com conhecimento aprofundado no processo de atendimento ao usuário, por meio das operações administrativas de catalogação, arquivamentos, preservação e conservação de livros e documentos, com a utilização do processamento da informática aplicada à gestão da Biblioteconomia.

Carga Horária: 560h

Duração

Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós, já pode receber o seu certificado. Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você ainda tem a opção de estender o curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.

Investimento

Satisfação garantida ou seu
dinheiro de volta por até 7 dias

De R$1.499,90 | Por

12x

R$ 89,90

À vista no boleto R$1078.80

Programa do curso

O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.

Arquivo escolar e a tabela de temporalidade

A gestão dos documentos na instituição escolar é tarefa que requer cuidados em todo o processo. A documentação que circula pela secretaria da escola envolve o registro administrativo do percurso escolar de todos os estudantes que por ela passam, seja por um dia ou por toda a educação básica.

Esses documentos são compostos por registros de desempenho pedagógico acadêmico, assim como registros de ordem social e comportamental. Além desses, os registros escolares também são compostos por regimentos, planos, projetos, currículos e documentos pessoais e profissionais dos trabalhadores.

Todos eles precisam ser cuidadosamente recebidos, elaborados, emitidos e armazenados, atendendo aos princípios da legalidade, da acessibilidade e da transparência.

Você vai entender o processo de construção e os princípios que orientam as tabelas de temporalidade.

Vai, ainda, identificar, no contexto da instituição de ensino, qual o ciclo de vida dos principais documentos, sua produção, tramitação corrente e guarda, descarte ou manutenção como arquivo permanente, considerando a normatização e a cronologia das tabelas de temporalidade.

Além disso, vai reconhecer a importância do planejamento e da organização da escrituração para a correta aplicação prática da tabela de temporalidade no que tange a gestão dos documentos no âmbito escolar.

Programa Nacional Biblioteca da Escola

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) constitui-se como uma ação de política pública do Ministério da Educação (MEC) que oportuniza aos estudantes e profissionais das escolas públicas de Educação Básica no Brasil o contato direto com um acervo de obras de literatura, pesquisa e outras temáticas vinculadas à educação escolar.

Nesse sentido, o PNBE busca democratizar o acesso às fontes de conhecimentos dos mais variados tipos, por meio do fomento à leitura na vida cotidiana dos sujeitos que habitam o espaço escolar. Como efeito, o programa também procura elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Você conhecerá o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), seus objetivos e funcionamento na distribuição do acervo literário às escolas públicas. Você verá, também, o PNBE para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

A construção de uma memória educacional por meio de acervos dos documentos e registros escolares

Os documentos escolares têm historicidade e materialidade histórica que precisam ser conhecidas e analisadas. Para que isso seja possível, é necessário compreender algumas metodologias de tratamento do registro para memória.

Tendo sido produzidos com maior ou menor intencionalidade, tais documentos registram e constituem a cultura material escolar específica daquela instituição.

Você vai compreender como o acervo arquivístico de uma escola é formado, essencialmente, em decorrência de atividades administrativas e de suas práticas pedagógicas formais e informais, como contribuição histórica, construindo a memória dos alunos e da instituição.

 

Arquivos vivo, provisório e passivo dos documentos e demais registros educacionais

Quando a gestão escolar é abordada, é necessário esclarecer a importância da ordenação e preservação dos documentos escolares, sejam eles impressos ou digitais.

Os documentos têm papel fundamental na administração, tanto no que abrange os aspectos históricos da instituição e os sujeitos envolvidos (alunos, funcionários e patrimônio) quanto no que se refere aos registros de todas as movimentações, atuais e passadas, como matrículas, transferências, além da expedição de históricos e diplomas.

Você vai compreender como esses documentos devem ser organizados, a partir de suas classificações –algo necessário para analisar a prática dos profissionais envolvidos na administração escolar.

Uma boa gestão escolar facilita a localização dos documentos que envolvem a administração e, consequentemente, facilita a função dos administrativos na secretaria escolar, bem como o trabalho docente.

Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Na educação escolar, os processos de ensino-aprendizagem, em sala de aula, são repletos de desafios para os profissionais docentes, tendo em vista que os professores se veem diante de diversas indagações, tais como as elencadas a seguir.

 Como posso desenvolver uma aula em que os conteúdos sejam ensinados para todos os estudantes de forma compreensível?

– Qual instrumento posso adotar para garantir os direitos de aprendizagens dos alunos?

– Quais estratégias didático-pedagógicas posso adotar nas diversas áreas do conhecimento?

Para dar apoio ao trabalho docente e ajudar os profissionais na educação pública, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), por meio do Decreto da Presidência da República nº 9.099, de 18 de julho de 2017, que define a qualificação, a disponibilização e a distribuição de materiais didático-pedagógicos designados a profissionais docentes e a estudantes da Educação Básica.

Os livros didáticos desse Programa têm um caráter prático, de forma a facilitar a leitura, com um projeto gráfico repleto de imagens. A linguagem é direta, atendendo às necessidades dos alunos, e são trazidas propostas e sugestões que apoiam os docentes no desenvolvimento das unidades de ensino e das disciplinas do currículo escolar, por meio de várias estratégias.

O objetivo do PNLD é ajudar na melhora da qualidade do ensino público, mediante a garantia de que o aluno tenha seus direitos de aprendizagens reconhecidos.

Você irá aprender as leis de criação, objetivos e diretrizes que conduzem o desenvolvimento do PNLD. Também irá conhecer o processo que envolve a escolha dos livros didáticos e as diferentes estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula ao utilizar esses recursos pedagógicos.

 

Gestão da informação e do conhecimento

As organizações são alicerçadas em informação e conhecimento, que agregam valor aos produtos, processos e gestão da empresa.

A gestão do conhecimento, além de auxiliar a organização em seu desempenho nas ações estratégicas, também auxilia no processo de inteligência competitiva organizacional, subsidiando a geração de ideias, solucionando problemas e contribuindo na tomada de decisão.

Atualmente, as organizações percebem a gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva. Porém, isso só é possível se a organização tiver as ferramentas adequadas para coletar, guardar e distribuir informações, para suportar as funções gerenciais e operacionais das organizações. Essas ferramentas representam os diferentes tipos de sistemas de informação e comunicação.

Uma vez que a organização tenha as informações necessárias para converter conhecimento tácito em explícito, será possível, por meio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, tornar a empresa mais inteligente. Assegurando, assim, sua competitividade e aproveitando o valor dos ativos de conhecimento organizacionais.

Você vai entender a gestão do conhecimento no ambiente organizacional. Vai conhecer os tipos de sistemas de informação e entender como desenvolver ações a partir de ferramentas de gestão do conhecimento.

 

Gestão da informação e do conhecimento

As organizações são alicerçadas em informação e conhecimento, que agregam valor aos produtos, processos e gestão da empresa. A gestão do conhecimento, além de auxiliar a organização em seu desempenho nas ações estratégicas, também auxilia no processo de inteligência competitiva organizacional, subsidiando a geração de ideias, solucionando problemas e contribuindo na tomada de decisão.

Atualmente, as organizações percebem a gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva. Porém, isso só é possível se a organização tiver as ferramentas adequadas para coletar, guardar e distribuir informações, para suportar as funções gerenciais e operacionais das organizações. Essas ferramentas representam os diferentes tipos de sistemas de informação e comunicação.

Uma vez que a organização tenha as informações necessárias para converter conhecimento tácito em explícito, será possível, por meio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, tornar a empresa mais inteligente. Assegurando, assim, sua competitividade e aproveitando o valor dos ativos de conhecimento organizacionais.

Você vai entender a gestão do conhecimento no ambiente organizacional. Vai conhecer os tipos de sistemas de informação e entender como desenvolver ações a partir de ferramentas de gestão do conhecimento.

A organização cotidiana e funcional dos documentos escolares

A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais.

Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.

Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.

 

Os documentos oficiais da instituição escolar

A realidade cotidiana de uma escola está sujeita a toda ordem de documentos, que podem ser relativos à sua atividade-fim principal, à formação dos estudantes que ali se encontram ou aos demais processos internos que nela se desenvolvem.

Assim, alunos, professores, gestores, funcionários e demais membros da comunidade escolar podem entregar, ou acabam por demandar que se produzam, documentos oficiais na escola, atividade que é realizada, em grande parte, pela secretaria escolar.

Esse processo de elaboração dos documentos oficiais da escola segue normas próprias, que se encontram nas legislações educacionais dos entes federativos a que a escola está vinculada e suas respectivas redes de ensino.

Assim, cabe aos gestores da escola e aos profissionais da secretaria escolar conhecer os aspectos legais e formais da produção de tais documentos para que estes sejam fidedignos e atendam plenamente às suas finalidades.

Você verá os documentos que circulam no ambiente escolar, conhecendo as formas como se classificam e os procedimentos que devem ser adotados para que eles se legitimem como documentos escolares oficiais.

Histórico das bibliotecas escolares

No Brasil, a biblioteca nasce junto com a escola (MORAES, 2006). A biblioteca escolar, como recurso físico, contribui efetivamente para a qualidade e a realização dos processos de ensino-aprendizagem e as ações de promoção da leitura realizadas no âmbito escolar.

Essa é a sua principal função e, nesse sentido, apresenta-se como um contexto de aprendizagem e de grande valor pedagógico.

A biblioteca escolar é, sem dúvida, um espaço para propiciar experiências criativas, catalisa-se como um agente interdisciplinar em relação à produção do conhecimento e ao uso da informação. Por meio das bibliotecas escolares os indivíduos podem despertar o prazer pela leitura.

Você vai estudar como historicamente se constituíram as bibliotecas no Brasil e a legislação que as regulamenta e as reconhece como recurso didático essencial ao processo de ensino-aprendizagem e quais são as suas funções e finalidades.

Além disso, você também vai compreender conceitos e aspectos relacionados à aprendizagem e aos espaços de aprendizagens, com destaque para a biblioteca escolar.

E, por fim, irá aprofundar seus conhecimentos em relação à organização do espaço físico da biblioteca escolar, um importante ambiente de difusão da informação indispensável ao processo educacional.

 

Bibliotecas escolares na era digital

A sociedade contemporânea passou por reconfigurações diversas a partir da década de 1990, principalmente a partir da globalização e das tecnologias digitais de informação e comunicação, que começam a fazer parte da cultura das pessoas.

Nesse conjunto de mudanças, há um entendimento novo sobre o planeta, uma busca pela homogeneização cultural e uma ênfase na aprendizagem ao longo de toda a vida. Essa aprendizagem se associa diretamente com as novas possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) introduzem.

Cabe à escola, aos professores e às bibliotecas escolares realizar essa transição, aproximando a realidade dos estudantes, em sua grande maioria nativos digitais, da rotina e da didática em utilização.

Assim, no interior de uma sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem, a biblioteca escolar digital é uma ferramenta poderosa para que a aprendizagem inovadora e significativa que se persegue no paradigma educacional emergente possa se estabelecer.

Você aprenderá sobre as mudanças ocorridas no contexto escolar a partir da sociedade da informação, poderá perceber como as bibliotecas escolares se ajustam, tornando-se digitais, fornecendo suporte e apoio para que professores e alunos tenham êxito no processo de ensino-aprendizagem no qual participam.

Perfil e comportamento empreendedores

Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.

De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.

O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.

Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.

 

O empreendedorismo e a mentalidade empreendedora

As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir. Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.

No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha. O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.

Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.

Seu Currículo no futuro

Seu nome

Pós-Graduação em

Biblioteconomia e Gestão da Informação

Nível: Especialista

Certificado UniDoctum

A pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação está direcionada aos profissionais graduados em Biblioteconomia e demais profissionais com curso superior que tenham interesse em atuar na gestão de bibliotecas.

Investimento

Satisfação garantida ou seu
dinheiro de volta por até 7 dias

De R$1.499,90 | Por

12x

R$89,90

À vista no boleto R$1078.80

Sobre o curso

O curso de pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação prepara o aluno com habilidades e competências para aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em ambientes escolares, universitários, centros de pesquisa e públicos. Este curso possibilitará ao pós-graduando atuar com conhecimento aprofundado no processo de atendimento ao usuário, por meio das operações administrativas de catalogação, arquivamentos, preservação e conservação de livros e documentos, com a utilização do processamento da informática aplicada à gestão da Biblioteconomia.

Carga Horária: 560h

Duração

Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós, já pode receber o seu certificado. Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você ainda tem a opção de estender o curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.

Excelência

Curso reconhecido
pelo MEC

Sem TCC

Estude sem medo de
ser reprovado no TCC

Ensino de Qualidade

Professores mestres e doutores

Seu nome

Pós-Graduação em

Biblioteconomia e Gestão da Informação

Nível: Especialista

Certificado UniDoctum

Programa do curso

O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.

Arquivo escolar e a tabela de temporalidade

A gestão dos documentos na instituição escolar é tarefa que requer cuidados em todo o processo. A documentação que circula pela secretaria da escola envolve o registro administrativo do percurso escolar de todos os estudantes que por ela passam, seja por um dia ou por toda a educação básica.

Esses documentos são compostos por registros de desempenho pedagógico acadêmico, assim como registros de ordem social e comportamental. Além desses, os registros escolares também são compostos por regimentos, planos, projetos, currículos e documentos pessoais e profissionais dos trabalhadores.

Todos eles precisam ser cuidadosamente recebidos, elaborados, emitidos e armazenados, atendendo aos princípios da legalidade, da acessibilidade e da transparência.

Você vai entender o processo de construção e os princípios que orientam as tabelas de temporalidade.

Vai, ainda, identificar, no contexto da instituição de ensino, qual o ciclo de vida dos principais documentos, sua produção, tramitação corrente e guarda, descarte ou manutenção como arquivo permanente, considerando a normatização e a cronologia das tabelas de temporalidade.

Além disso, vai reconhecer a importância do planejamento e da organização da escrituração para a correta aplicação prática da tabela de temporalidade no que tange a gestão dos documentos no âmbito escolar.

Programa Nacional Biblioteca da Escola

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) constitui-se como uma ação de política pública do Ministério da Educação (MEC) que oportuniza aos estudantes e profissionais das escolas públicas de Educação Básica no Brasil o contato direto com um acervo de obras de literatura, pesquisa e outras temáticas vinculadas à educação escolar.

Nesse sentido, o PNBE busca democratizar o acesso às fontes de conhecimentos dos mais variados tipos, por meio do fomento à leitura na vida cotidiana dos sujeitos que habitam o espaço escolar. Como efeito, o programa também procura elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Você conhecerá o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), seus objetivos e funcionamento na distribuição do acervo literário às escolas públicas. Você verá, também, o PNBE para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

A construção de uma memória educacional por meio de acervos dos documentos e registros escolares

Os documentos escolares têm historicidade e materialidade histórica que precisam ser conhecidas e analisadas. Para que isso seja possível, é necessário compreender algumas metodologias de tratamento do registro para memória.

Tendo sido produzidos com maior ou menor intencionalidade, tais documentos registram e constituem a cultura material escolar específica daquela instituição.

Você vai compreender como o acervo arquivístico de uma escola é formado, essencialmente, em decorrência de atividades administrativas e de suas práticas pedagógicas formais e informais, como contribuição histórica, construindo a memória dos alunos e da instituição.

 

Arquivos vivo, provisório e passivo dos documentos e demais registros educacionais

Quando a gestão escolar é abordada, é necessário esclarecer a importância da ordenação e preservação dos documentos escolares, sejam eles impressos ou digitais.

Os documentos têm papel fundamental na administração, tanto no que abrange os aspectos históricos da instituição e os sujeitos envolvidos (alunos, funcionários e patrimônio) quanto no que se refere aos registros de todas as movimentações, atuais e passadas, como matrículas, transferências, além da expedição de históricos e diplomas.

Você vai compreender como esses documentos devem ser organizados, a partir de suas classificações –algo necessário para analisar a prática dos profissionais envolvidos na administração escolar.

Uma boa gestão escolar facilita a localização dos documentos que envolvem a administração e, consequentemente, facilita a função dos administrativos na secretaria escolar, bem como o trabalho docente.

Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Na educação escolar, os processos de ensino-aprendizagem, em sala de aula, são repletos de desafios para os profissionais docentes, tendo em vista que os professores se veem diante de diversas indagações, tais como as elencadas a seguir.

 Como posso desenvolver uma aula em que os conteúdos sejam ensinados para todos os estudantes de forma compreensível?

– Qual instrumento posso adotar para garantir os direitos de aprendizagens dos alunos?

– Quais estratégias didático-pedagógicas posso adotar nas diversas áreas do conhecimento?

Para dar apoio ao trabalho docente e ajudar os profissionais na educação pública, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), por meio do Decreto da Presidência da República nº 9.099, de 18 de julho de 2017, que define a qualificação, a disponibilização e a distribuição de materiais didático-pedagógicos designados a profissionais docentes e a estudantes da Educação Básica.

Os livros didáticos desse Programa têm um caráter prático, de forma a facilitar a leitura, com um projeto gráfico repleto de imagens. A linguagem é direta, atendendo às necessidades dos alunos, e são trazidas propostas e sugestões que apoiam os docentes no desenvolvimento das unidades de ensino e das disciplinas do currículo escolar, por meio de várias estratégias.

O objetivo do PNLD é ajudar na melhora da qualidade do ensino público, mediante a garantia de que o aluno tenha seus direitos de aprendizagens reconhecidos.

Você irá aprender as leis de criação, objetivos e diretrizes que conduzem o desenvolvimento do PNLD. Também irá conhecer o processo que envolve a escolha dos livros didáticos e as diferentes estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula ao utilizar esses recursos pedagógicos.

 

Gestão da informação e do conhecimento

As organizações são alicerçadas em informação e conhecimento, que agregam valor aos produtos, processos e gestão da empresa.

A gestão do conhecimento, além de auxiliar a organização em seu desempenho nas ações estratégicas, também auxilia no processo de inteligência competitiva organizacional, subsidiando a geração de ideias, solucionando problemas e contribuindo na tomada de decisão.

Atualmente, as organizações percebem a gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva. Porém, isso só é possível se a organização tiver as ferramentas adequadas para coletar, guardar e distribuir informações, para suportar as funções gerenciais e operacionais das organizações. Essas ferramentas representam os diferentes tipos de sistemas de informação e comunicação.

Uma vez que a organização tenha as informações necessárias para converter conhecimento tácito em explícito, será possível, por meio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, tornar a empresa mais inteligente. Assegurando, assim, sua competitividade e aproveitando o valor dos ativos de conhecimento organizacionais.

Você vai entender a gestão do conhecimento no ambiente organizacional. Vai conhecer os tipos de sistemas de informação e entender como desenvolver ações a partir de ferramentas de gestão do conhecimento.

 

Gestão da informação e do conhecimento

As organizações são alicerçadas em informação e conhecimento, que agregam valor aos produtos, processos e gestão da empresa. A gestão do conhecimento, além de auxiliar a organização em seu desempenho nas ações estratégicas, também auxilia no processo de inteligência competitiva organizacional, subsidiando a geração de ideias, solucionando problemas e contribuindo na tomada de decisão.

Atualmente, as organizações percebem a gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva. Porém, isso só é possível se a organização tiver as ferramentas adequadas para coletar, guardar e distribuir informações, para suportar as funções gerenciais e operacionais das organizações. Essas ferramentas representam os diferentes tipos de sistemas de informação e comunicação.

Uma vez que a organização tenha as informações necessárias para converter conhecimento tácito em explícito, será possível, por meio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, tornar a empresa mais inteligente. Assegurando, assim, sua competitividade e aproveitando o valor dos ativos de conhecimento organizacionais.

Você vai entender a gestão do conhecimento no ambiente organizacional. Vai conhecer os tipos de sistemas de informação e entender como desenvolver ações a partir de ferramentas de gestão do conhecimento.

A organização cotidiana e funcional dos documentos escolares

A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais.

Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.

Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.

 

Os documentos oficiais da instituição escolar

A realidade cotidiana de uma escola está sujeita a toda ordem de documentos, que podem ser relativos à sua atividade-fim principal, à formação dos estudantes que ali se encontram ou aos demais processos internos que nela se desenvolvem.

Assim, alunos, professores, gestores, funcionários e demais membros da comunidade escolar podem entregar, ou acabam por demandar que se produzam, documentos oficiais na escola, atividade que é realizada, em grande parte, pela secretaria escolar.

Esse processo de elaboração dos documentos oficiais da escola segue normas próprias, que se encontram nas legislações educacionais dos entes federativos a que a escola está vinculada e suas respectivas redes de ensino.

Assim, cabe aos gestores da escola e aos profissionais da secretaria escolar conhecer os aspectos legais e formais da produção de tais documentos para que estes sejam fidedignos e atendam plenamente às suas finalidades.

Você verá os documentos que circulam no ambiente escolar, conhecendo as formas como se classificam e os procedimentos que devem ser adotados para que eles se legitimem como documentos escolares oficiais.

Histórico das bibliotecas escolares

No Brasil, a biblioteca nasce junto com a escola (MORAES, 2006). A biblioteca escolar, como recurso físico, contribui efetivamente para a qualidade e a realização dos processos de ensino-aprendizagem e as ações de promoção da leitura realizadas no âmbito escolar.

Essa é a sua principal função e, nesse sentido, apresenta-se como um contexto de aprendizagem e de grande valor pedagógico.

A biblioteca escolar é, sem dúvida, um espaço para propiciar experiências criativas, catalisa-se como um agente interdisciplinar em relação à produção do conhecimento e ao uso da informação. Por meio das bibliotecas escolares os indivíduos podem despertar o prazer pela leitura.

Você vai estudar como historicamente se constituíram as bibliotecas no Brasil e a legislação que as regulamenta e as reconhece como recurso didático essencial ao processo de ensino-aprendizagem e quais são as suas funções e finalidades.

Além disso, você também vai compreender conceitos e aspectos relacionados à aprendizagem e aos espaços de aprendizagens, com destaque para a biblioteca escolar.

E, por fim, irá aprofundar seus conhecimentos em relação à organização do espaço físico da biblioteca escolar, um importante ambiente de difusão da informação indispensável ao processo educacional.

 

Bibliotecas escolares na era digital

A sociedade contemporânea passou por reconfigurações diversas a partir da década de 1990, principalmente a partir da globalização e das tecnologias digitais de informação e comunicação, que começam a fazer parte da cultura das pessoas.

Nesse conjunto de mudanças, há um entendimento novo sobre o planeta, uma busca pela homogeneização cultural e uma ênfase na aprendizagem ao longo de toda a vida. Essa aprendizagem se associa diretamente com as novas possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) introduzem.

Cabe à escola, aos professores e às bibliotecas escolares realizar essa transição, aproximando a realidade dos estudantes, em sua grande maioria nativos digitais, da rotina e da didática em utilização.

Assim, no interior de uma sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem, a biblioteca escolar digital é uma ferramenta poderosa para que a aprendizagem inovadora e significativa que se persegue no paradigma educacional emergente possa se estabelecer.

Você aprenderá sobre as mudanças ocorridas no contexto escolar a partir da sociedade da informação, poderá perceber como as bibliotecas escolares se ajustam, tornando-se digitais, fornecendo suporte e apoio para que professores e alunos tenham êxito no processo de ensino-aprendizagem no qual participam.

Perfil e comportamento empreendedores

Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.

De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.

O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.

Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.

 

O empreendedorismo e a mentalidade empreendedora

As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir. Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.

No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha. O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.

Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.

Investimento

Boleto Bancário
(divida em até 18 vezes)

Cartão de Crédito
(divida em até 12 vezes)

Cartão de Débito
(à vista)

Taxa de Matrícula Grátis

Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação

Mais de 20 mil alunos potencializaram o seu crescimento profissional.

Lídia Andrade

Direito Humanos

5/5

“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”

Lídia Andrade

Direito Humanos

5/5

“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”

Lídia Andrade

Direito Humanos

5/5

“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”

Lídia Andrade

Direito Humanos

5/5

“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”

Previous
Next
+ 0
Polos parceiros
+ 0
Cursos de pós
+ 0
anos de tradição

Perguntas frequentes

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.

Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.

Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.

A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.

Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.

Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.

Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.

Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.

Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina.  Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.

Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.

Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.

Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.

Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.

Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.

Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.

Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.

 

12x

R$89,90