O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Para que a alfabetização possa ocorrer de maneira eficiente e na época adequada é necessária a atuação de vários elementos, entre eles o ambiente alfabetizador, em que o estudante percebe tanto a utilização da escrita quanto seu caráter funcional, e que não se restringe somente à escola.
Entretanto, esta última, como instituição organizada para desenvolver os objetos de conhecimento da leitura e da escrita, precisa criar ambientes alfabetizadores em seu meio.
Esse ambiente, se construído da forma correta pelo professor alfabetizador, propicia que a aquisição da leitura e da escrita seja agradável e motivadora.
Assim, saber o que é e como se constitui um ambiente alfabetizador é de vital importância para o professor que queira tornar o processo de alfabetização eficiente.
Você vai aprender sobre a composição deste ambiente alfabetizador, bem como seu conceito, suas características e, ainda, vai obter algumas sugestões práticas para sua implementação.
Diante do histórico percorrido pela educação até os dias atuais, podemos afirmar que foram instituídos diferentes métodos de ensino para a aprendizagem inicial da leitura e escrita.
Com a necessidade de aprimorar esse processo, surgem os métodos de alfabetização, cada qual com suas características e especificidades, para impor algumas regras e determinações a serem seguidas pela criança, com o objetivo de atingir a condição de alfabetizada.
É importante, contudo, compreender as transformações educacionais, econômicas e sociais implicadas nestes processos para, posteriormente, discutir acerca das metodologias, didáticas e especificidades de cada método individual.
Você vai estudar acerca dos principais métodos de alfabetização utilizados ao longo da história, que partem dos sintéticos e analíticos para o método misto e, finalmente, o construtivista.
Além disso, serão apresentados e especificados outros métodos decorrentes que surgiram a partir dos sintéticos e analíticos e que possuem características diversas.
Nesta Unidade de Aprendizagem, trabalharemos a importância da literatura no processo de alfabetização.
Os conceitos de alfabetização e letramento e as relações intrínsecas entre estas duas terminologias são temas que perpassam as discussões entre professores e profissionais da educação, que buscam a promoção de um ambiente que responda às necessidades e aos desejos dos educandos e um ensino que atenda toda a diversidade da sala de aula, proporcionando às crianças, desde muito cedo, vivências e práticas de leitura e escrita, para que se tornem sujeitos capazes de expressar suas opiniões, formar senso crítico e dialogar sobre diferentes temáticas.
Você vai estudar sobre a definição do conceito de alfabetização e de letramento, bem como refletir acerca da proposta de alfabetizar letrando.
Alfabetização e letramento: a questão dos métodos
Cultivar um ambiente alfabetizador é fundamental para o sucesso da atividade de habilitar os educandos para a leitura e para a escrita.
Além do domínio do código (alfabetização), é importante a valorização do funcionamento da língua (letramento).
No contexto brasileiro, é possível afirmar que houve um avanço no sentido de entender que a sala de aula deve ser um espaço de estímulo para a aprendizagem.
Para isso, a sala de aula deve promover um conjunto de situações de uso da leitura e da escrita. Assim, incluindo e valorizando a participação do educando, uma vez que ele não é passivo no processo de aprendizagem.
Um ambiente alfabetizador deve ser entendido como um espaço em que diferentes tipos de textos podem ser visitados e manuseados pelos alunos, incluindo a função social de cada texto. Assim, é fundamental que as atividades propostas para as crianças sejam significativas e estejam coerentes com a realidade delas.
Para isso, é importante que as atividades sejam estruturadas de forma contextualizada. Logo, métodos de alfabetização podem ser utilizados, mas com base nesses pressupostos.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você conhecerá a temática alfabetização e letramento: a questão dos métodos.
Para isso, alguns métodos de alfabetização serão apresentados e os conceitos de alfabetização e letramento serão tratados com um maior detalhamento, incluindo a aplicação deles no ensino.
A avaliação na alfabetização e a eficácia de suas práticas costumam provocar intensas discussões, que envolvem estudiosos, professores, gestores, famílias e seus sujeitos principais, as crianças.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada em 2017, passou a ocupar as mentes dos educadores brasileiros e trouxe muitas reflexões à luz da sua publicação. A partir desse momento, tornou-se necessário repensar os tempos e os modos de alfabetizar.
A Base aponta que as crianças brasileiras devem ser alfabetizadas até o fim do 2.º ano do Ensino Fundamental, o que representou a mudança do 3.º para o 2.º ano do Ensino Fundamental como limite para a criança se alfabetizar.
Quanto aos modos de ensinar, são sugeridos alguns apontamentos na BNCC que poderão contribuir para a elaboração (ou revisão) dos currículos nas escolas. Assim, a BNCC pode colaborar no cotidiano escolar e na reconsideração constante das diversas formas de aprendizagem infantil e processos de avaliação na importante fase da alfabetização.
Você estudará a avaliação na alfabetização enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, elemento fundamental no processo de alfabetização e letramento e um instrumento fundamental na qualificação do processo alfabetizador.
Por fim, você aprofundará os estudos sobre a importância de entender que a avaliação deve estar de acordo com a prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento.
As práticas avaliativas que ocorrem durante a alfabetização devem ter caráter processual e formativo, entendendo que o processo de alfabetização requer tanto o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos quanto a aquisição de habilidades motoras e cognitivas por parte dos estudantes.
Cabe ao professor a compreensão de que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma conjunta e, portanto, se fazem necessárias ações diagnósticas para sondar em quais níveis de alfabetização os alunos se encontram, visando a propor intervenções pontuais.
Você vai compreender como funcionam as avaliações no processo de alfabetização, além de conhecer os níveis de alfabetização e as formas de realização de diagnósticos.
Também irá analisar as avaliações nacionais de larga escala que têm como foco a alfabetização e suas implicações para as práticas educativas.
Segundo Paulo Freire: “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre”. Se adotarmos essa premissa em nossas atividades diárias como educadores, perceberemos que temos muito a aprender com a história de vida dos alunos da EJA.
Entenderemos que ser letrado não significa somente ser alfabetizado, e sim ter condições de aplicar os conhecimentos na vida diária, na sociedade.
Você verá alguns exemplos de como favorecer a inclusão do aluno da EJA na sociedade e, desse modo, evitar sua exclusão do cotidiano social.
Em termos gerais, a docência na educação básica é fruto de décadas de estudos e pesquisas somadas às práticas de ensino construídas pelos professores, que compõem os modos de fazer e as ações que resultam do ato de ensinar e construir conhecimentos.
A temática, portanto, contribui para fomentar a formação inicial e a formação continuada de professores, almejando o incremento da qualidade dos processos de ensino nas escolas.
Você verá um pouco mais os desafios dos professores de educação física que atuam na docência na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), reconhecendo seu papel para a permanência dos alunos e apresentando exemplos possíveis de práticas pedagógicas.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.
O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir. Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
Para que a alfabetização possa ocorrer de maneira eficiente e na época adequada é necessária a atuação de vários elementos, entre eles o ambiente alfabetizador, em que o estudante percebe tanto a utilização da escrita quanto seu caráter funcional, e que não se restringe somente à escola.
Entretanto, esta última, como instituição organizada para desenvolver os objetos de conhecimento da leitura e da escrita, precisa criar ambientes alfabetizadores em seu meio.
Esse ambiente, se construído da forma correta pelo professor alfabetizador, propicia que a aquisição da leitura e da escrita seja agradável e motivadora.
Assim, saber o que é e como se constitui um ambiente alfabetizador é de vital importância para o professor que queira tornar o processo de alfabetização eficiente.
Você vai aprender sobre a composição deste ambiente alfabetizador, bem como seu conceito, suas características e, ainda, vai obter algumas sugestões práticas para sua implementação.
Diante do histórico percorrido pela educação até os dias atuais, podemos afirmar que foram instituídos diferentes métodos de ensino para a aprendizagem inicial da leitura e escrita.
Com a necessidade de aprimorar esse processo, surgem os métodos de alfabetização, cada qual com suas características e especificidades, para impor algumas regras e determinações a serem seguidas pela criança, com o objetivo de atingir a condição de alfabetizada.
É importante, contudo, compreender as transformações educacionais, econômicas e sociais implicadas nestes processos para, posteriormente, discutir acerca das metodologias, didáticas e especificidades de cada método individual.
Você vai estudar acerca dos principais métodos de alfabetização utilizados ao longo da história, que partem dos sintéticos e analíticos para o método misto e, finalmente, o construtivista.
Além disso, serão apresentados e especificados outros métodos decorrentes que surgiram a partir dos sintéticos e analíticos e que possuem características diversas.
Nesta Unidade de Aprendizagem, trabalharemos a importância da literatura no processo de alfabetização.
Os conceitos de alfabetização e letramento e as relações intrínsecas entre estas duas terminologias são temas que perpassam as discussões entre professores e profissionais da educação, que buscam a promoção de um ambiente que responda às necessidades e aos desejos dos educandos e um ensino que atenda toda a diversidade da sala de aula, proporcionando às crianças, desde muito cedo, vivências e práticas de leitura e escrita, para que se tornem sujeitos capazes de expressar suas opiniões, formar senso crítico e dialogar sobre diferentes temáticas.
Você vai estudar sobre a definição do conceito de alfabetização e de letramento, bem como refletir acerca da proposta de alfabetizar letrando.
Alfabetização e letramento: a questão dos métodos
Cultivar um ambiente alfabetizador é fundamental para o sucesso da atividade de habilitar os educandos para a leitura e para a escrita.
Além do domínio do código (alfabetização), é importante a valorização do funcionamento da língua (letramento).
No contexto brasileiro, é possível afirmar que houve um avanço no sentido de entender que a sala de aula deve ser um espaço de estímulo para a aprendizagem.
Para isso, a sala de aula deve promover um conjunto de situações de uso da leitura e da escrita. Assim, incluindo e valorizando a participação do educando, uma vez que ele não é passivo no processo de aprendizagem.
Um ambiente alfabetizador deve ser entendido como um espaço em que diferentes tipos de textos podem ser visitados e manuseados pelos alunos, incluindo a função social de cada texto. Assim, é fundamental que as atividades propostas para as crianças sejam significativas e estejam coerentes com a realidade delas.
Para isso, é importante que as atividades sejam estruturadas de forma contextualizada. Logo, métodos de alfabetização podem ser utilizados, mas com base nesses pressupostos.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você conhecerá a temática alfabetização e letramento: a questão dos métodos.
Para isso, alguns métodos de alfabetização serão apresentados e os conceitos de alfabetização e letramento serão tratados com um maior detalhamento, incluindo a aplicação deles no ensino.
A avaliação na alfabetização e a eficácia de suas práticas costumam provocar intensas discussões, que envolvem estudiosos, professores, gestores, famílias e seus sujeitos principais, as crianças.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada em 2017, passou a ocupar as mentes dos educadores brasileiros e trouxe muitas reflexões à luz da sua publicação. A partir desse momento, tornou-se necessário repensar os tempos e os modos de alfabetizar.
A Base aponta que as crianças brasileiras devem ser alfabetizadas até o fim do 2.º ano do Ensino Fundamental, o que representou a mudança do 3.º para o 2.º ano do Ensino Fundamental como limite para a criança se alfabetizar.
Quanto aos modos de ensinar, são sugeridos alguns apontamentos na BNCC que poderão contribuir para a elaboração (ou revisão) dos currículos nas escolas. Assim, a BNCC pode colaborar no cotidiano escolar e na reconsideração constante das diversas formas de aprendizagem infantil e processos de avaliação na importante fase da alfabetização.
Você estudará a avaliação na alfabetização enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, elemento fundamental no processo de alfabetização e letramento e um instrumento fundamental na qualificação do processo alfabetizador.
Por fim, você aprofundará os estudos sobre a importância de entender que a avaliação deve estar de acordo com a prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento.
As práticas avaliativas que ocorrem durante a alfabetização devem ter caráter processual e formativo, entendendo que o processo de alfabetização requer tanto o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos quanto a aquisição de habilidades motoras e cognitivas por parte dos estudantes.
Cabe ao professor a compreensão de que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma conjunta e, portanto, se fazem necessárias ações diagnósticas para sondar em quais níveis de alfabetização os alunos se encontram, visando a propor intervenções pontuais.
Você vai compreender como funcionam as avaliações no processo de alfabetização, além de conhecer os níveis de alfabetização e as formas de realização de diagnósticos.
Também irá analisar as avaliações nacionais de larga escala que têm como foco a alfabetização e suas implicações para as práticas educativas.
Segundo Paulo Freire: “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre”. Se adotarmos essa premissa em nossas atividades diárias como educadores, perceberemos que temos muito a aprender com a história de vida dos alunos da EJA.
Entenderemos que ser letrado não significa somente ser alfabetizado, e sim ter condições de aplicar os conhecimentos na vida diária, na sociedade.
Você verá alguns exemplos de como favorecer a inclusão do aluno da EJA na sociedade e, desse modo, evitar sua exclusão do cotidiano social.
Em termos gerais, a docência na educação básica é fruto de décadas de estudos e pesquisas somadas às práticas de ensino construídas pelos professores, que compõem os modos de fazer e as ações que resultam do ato de ensinar e construir conhecimentos.
A temática, portanto, contribui para fomentar a formação inicial e a formação continuada de professores, almejando o incremento da qualidade dos processos de ensino nas escolas.
Você verá um pouco mais os desafios dos professores de educação física que atuam na docência na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), reconhecendo seu papel para a permanência dos alunos e apresentando exemplos possíveis de práticas pedagógicas.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época. Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade.
O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo. Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor. Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir. Porém é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
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“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil